Brasileiro realiza sonho e cria Honda CG 125 Cafe Racer. Em Fevereiro de 2015 Fernando Casado começou a ter idéias em relação a customização de motos, e como sempre foi fissurado por coisas antigas, começou a ler a história das saudosas Café Racers, motos que eram adaptadas por jovens e adolescentes dos anos 50, transformando motos comuns em motos de corrida. Achou o conceito muito interessante e decidiu que estava na hora de fazer o próprio projeto. Realizou a compra de uma CG 125 ano 1980, e a escolha dessa moto para o projeto foi pela mesma ser um marco na história da Honda Motorcycle, a CG era uma moto urbana muito competente, econômica, de fácil manutenção, além de possuir um visual que sempre o agradou muito.

As linhas do tanque e do quadro possuíam as características que Fernando procurava para um projeto de customização, e foi aí que começou por a mão na massa, fabricando algumas peças e importando outras, e aos poucos a moto foi tomando forma.

A ideia do Fernando sempre foi fazer uma Café Racer como se ela tivesse sido projetada pela Honda originalmente em 1980, portanto optou pela pintura e faixas originais, detalhes em cromo, e peças de customização que remetiam a época. Todas as peças foram fabricadas por Fernando no laboratório de prototipagem da Universidade Estadual de Maringá, assim como as adaptações necessárias das peças importadas. Um dos requisitos principais foi customizar a moto sem estragar sua estrutura original, como quadro e para-lamas, dessa forma Fernando fabricou peças que são todas removíveis e parafusadas, dessa forma a moto pode ser montada novamente no modelo original em poucas horas.

A experiência com esse projeto foi muito enriquecedora, pois Fernando passou a entender a forma que o design era aplicado nas motocicletas de época, e também a trabalhar com diversos tipos de materiais e processos, como modelagem em fibra de vidro, solda, serralheria, e também a manipular componentes elétricos e mecânicos da moto.

“Gostaria de dedicar esse projeto a toda minha família, aos professores e amigos que acompanharam esses dois anos de projeto, e em especial ao meu avô e ao meu pai, que viveram na época dessas motos e me auxiliaram muito no desenvolvimento da motocicleta.”

Confira a galeria de fotos abaixo:

Processed with VSCO with a6 preset
Página 1 de 15
CONTINUAR