Já se perguntou como os carros mais antigos se comportam em um teste de segurança? Bem, pesquisadores de uma organização sueca sem fins lucrativos Villaagarnas Riksforbund e da seguradora Folksam testaram carros usados ​​com pouco mais de uma década para descobrir o quanto a ferrugem e a idade afetam os carros usados, e se a resistência ao choque dos carros degrada ou não período moderado de tempo.

A equipe testou vários carros de dois grupos: a geração 2004-2008 do Volkswagen Golf e uma geração 2003-2008 do Mazda 6, todos diagnosticados com problemas de ferrugem. Os carros foram submetidos a impactos frontais e laterais de acordo com os padrões Euro NCAP, e os testes foram realizados no British Crash Laboratory da Thatcham.

O Golf e o Mazda 6 foram especificamente escolhidos porque representam dois segmentos distintos e ambos são populares na Europa. O mais interessante é que a dupla é relativamente sensível à ferrugem, alguns dos quais encontraram o caminho para os raios de impacto.

Não é novidade que o grupo descobriu uma deterioração nos níveis de segurança dos dois carros. É claro que tanto o Golf quanto o Mazda 6 são carros mais antigos, então eles não teriam sido submetidos aos testes mais rigorosos que foram colocados em prática e padronizados nos últimos anos. Para nivelar o campo de jogo, ambos os carros foram testados de acordo com os padrões da Euro NCAP.

Como os testes mostram, ambos os carros receberam uma classificação mais baixa em comparação a quando novos. “Quando o Mazda 6 foi testado no teste frontal, o carro foi deformado para que o banco do motorista acabasse encostado ao interior do carro e o manequim de teste de colisão batesse a cabeça no pilar B (o pilar entre as portas) ”, Disse a organização.

“Na colisão frontal, o manequim do teste de colisão foi lançado em direção ao airbag, que é liberado do volante. Em seguida, o boneco de teste de colisão recuperou-se no pilar B antes de voltar para o banco do carro novamente. Se um boneco de teste de colisão se recuperar no pilar B, isso não é considerado pelo modelo Euro NCAP ”.

“Para o Volkswagen Golf, a nota foi reduzida de acordo com a escala de avaliação de cinco pontos do Euro NCAP de um fraco cinco (33 pontos) quando o carro era novo para um forte quatro (32 pontos)”, disseram os pesquisadores. “Mas a diferença na segurança de acidentes foi marginal com apenas uma diferença de ponto.”

Talvez a descoberta mais surpreendente tenha sido o quanto o desempenho do acidente da Mazda se deteriorou devido a problemas de ferrugem. “No caso do Mazda 6, a segurança de acidentes foi significativamente prejudicada. A classificação foi reduzida de um fraco quatro (26 pontos) quando o carro era novo para um fraco três (18 pontos). Segundo Folksam, para o Mazda 6 há um risco 20% maior de ser morto em um acidente real, por causa da ferrugem ”, explicaram os pesquisadores.

Confira a galeria de fotos e vídeo abaixo:

Página 1 de 10
CONTINUAR