Este Gol 4×4 tem um motor VR6 turbo

Vamos conhecer agora em detalhes o Gol 4×4 que tem características únicas, o Volkswagen Gol Hellbrügge GT4.

Para início de conversa, é importante destacar que ele conta com tração 4×4 e tem um motor VR6 Turbo que pode atingir até estonteantes 608 cv. Já deu para perceber como esse carro é um monstro, certo? Então vamos voltar no tempo para descobrir sua história.

Trata-se de um projeto do engenheiro mecânico Ricardo Hellbrügge, que tinha por objetivo construir um carro de alto desempenho que contemplasse primordialmente o prazer de dirigir. Em 2002, ele adquiriu um VW Gol 1.0, 2 portas, preto, básico. Em seguida, o foco passou a ser na preparação agressiva referente à instalação de um motor VW AP 2.0. A ideia era chegar aos 405cv.

Passado algum tempo e pensando em melhorar o equilíbrio com a adoção de um tração integral, em 2003, o proprietário decidiu comprar uma perua Audi S2 1994. O motivo da escolha foi para aproveitar o sistema Quattro e levou em conta aspectos técnicos referentes às origens do projeto original do Gol, que guardava semelhança como modelos da Audi no passado.

Depois de reunir uma equipe de especialistas técnicos, a transformação do carro levou 5 meses de trabalhos intensos. Posteriormente, foi realizado o swap do motor que passou a ser um VR6 Turbo, 2.9 litros, com a potência informada acima. A injeção é Haltech E6X e o turbo Garrett GT 40 com 1,9 kg/cm2. O seu torque médio é de impressionantes 64 kgm a 6100 rpm.

O carro conta com outras características bem interessantes, como os reforços estruturais no monobloco, além de possuir gaiola tubular estruturada com o monobloco. A bitola traseira também cresceu para acomodar o eixo da perua e a suspensão traseira é de duplo triângulo articulado. O Gol Hellbrügge GT4 também tem bancos concha e cintos de 5 pontos.

Vamos então agora para imagens desse VW Gol absolutamente especial. No primeiro vídeo, acompanhe um teste e suas acelerações no dinamômetro. O segundo traz outras imagens do carro. O que você achou desse projeto único?