Praticamente todos, em todo o mundo, estão familiarizados com Karmann Ghia. Mas é por causa do Type 14 baseado em VW (você sabe disso, é o elegante, estilo italiano 2 + 2 rodando em uma plataforma VW com um motor na traseira de quatro cilindros refrigerado a ar). 

O Karmann Ghia Type 34 em vez de se basear na plataforma VW Fusca (como era o Type 14), o Type 34 foi baseado na plataforma Type 3. Quando foi lançado no final de 1961, era conhecido por uma variedade de nomes, dependendo do país em que você estava, mas independentemente da sua localização, assim como o Type 14 foi estilizado pela Ghia na Itália. Na época, era o Volkswagen mais luxuoso e caro e o segundo carro já equipado com um teto solar deslizante operado eletricamente.

Na verdade, era tão caro que em alguns mercados custava quase o dobro de dois fuscas! Mas foi desenvolvido com recursos, incluindo um relógio elétrico, três espaços de bagagem, faróis de nevoeiro embutidos, luzes traseiras, almofadas de painel superior e inferior, almofadas de porta e braços acolchoados longos. 

O preço relativamente alto moderou a demanda e, portanto, não vendeu tão bem quanto o Tipo 14. No entanto, a produção foi forte nos primeiros anos, mas começou a diminuir em meados dos anos 60, quando outros modelos da VW se tornaram mais poderosos e ganharam recursos. Quando a produção terminou em 1969, cerca de 42.500 unidades haviam sido construídas, das quais apenas cerca de 2.500 sobrevivem hoje.

O Type 14 é um carro divertido e esportivo. Mas o Tipo 34 é mais imponente e, como mencionado, é certamente mais raro. Mas também é muito mais espaçoso que o Type 14, com mais espaço para bagagem. Em contraste com o que você poderia esperar, o Type 34 é realmente mais rápido que o Type 14 também! Você vê, o Type 34 foi equipado com um motor 1.5L, enquanto seu irmão com um motor menor até 1967.

É por isso que é colecionável hoje. Devido à sua escassez, os Type 34 são difíceis de avaliar. Exemplos fortes e bem-sucedidos superam facilmente os US $ 20.000.

Confira a galeria de fotos abaixo: