Caminhão Basculante Autônomo – A tecnologia de veículos autônomos ainda está em sua infância, o que significa que a maioria dos veículos de auto-condução ainda precisam de seres humanos para assumir o controle quando necessário. Mas, a Komatsu demonstra com um projeto para um novo caminhão de lixo autônomo, em alguns casos, existem vantagens reais para eliminar os seres humanos completamente.komatsu_autonomo-caminhao-lixo-facebook

Em uma mina enorme, onde não há pessoas caminhando ao redor e muito poucos riscos, um veículo está continuamente refazendo a mesma rota durante todo o dia é desnecessário um motorista. Em 2008, a Komatsu, na verdade, começou a testar veículos de mineração de auto-condução, mas eles eram caminhões convencionais adaptados com capacidades autônomas, o que significava que ainda tinha um motorista para andar junto.

A mais recente versão de seu caminhão de lixo Autônoma, no entanto, foi projetado desde o início para ser completamente autônomo. Como você pode ver, não há mais uma cabine de condução.

O caminhão sem motorista não tem realmente uma frente ou uma traseira. Ele pode dirigir em qualquer direção igualmente bem graças à direção de quatro rodas, que por sua vez significa uma mina a céu aberto não precisa alocar espaço para um dos veículos massivos se virar após cada viagem para que um motorista possa ver onde eles estão indo. Ele pode simplesmente ir para frente e para trás, invertendo a direção conforme necessário.

A outra vantagem de ser capaz de operar em qualquer direção é que a Komatsu foi capaz de projetar o novo caminhão autônomo para que o peso seja distribuído uniformemente entre todas as quatro rodas, permitindo-lhe maximizar a sua carga de 250 toneladas que por sua vez significa menos viagens para trás e para ser esvaziado.

Não há nenhuma informação sobre quando a Komatsu planeja entregar o mais novo membro da família com seu Sistema Autônomo, mas se isso significa maior eficiência e veículos que nunca tem que parar para que os motoristas possam utilizar o banheiro ou dormir, é seguro assumir que as empresas de mineração estarão alinhando para adicioná-los às suas frotas.

Confira o vídeo abaixo: