A Yamaha RD 350 2019 com válvula YPVS, uma esportiva leve com motor de dois tempos.
O designer espanhol JP Motordesign prestou essa homenagem a uma das rainhas, sabendo antecipadamente que as versões originais serão sempre inigualáveis porque já adquiriram o status de mito.

O trabalho começou do zero e trabalhamos com a ideia de criar uma moto atual, com tecnologia de dois tempos, mantendo o deslocamento de 350cc. Em nenhum momento são destinados a imitar as formas do antiga RD, mas sim, pensamos em criar uma motocicleta totalmente nova, tentando imaginar qual seria a evolução natural do modelo.

Embora a Yamaha tenha feito a adoção do seu chassi Deltabox de alumínio duplo na década de 90, a configuração do chassi escolhida para o RD é tubular, emulando as originais, mas com berço duplo e chaves triangulares. As geometrias são muito semelhantes à Rd do passado, portanto, o piloto adota uma posição de direção avançada, com pulsos baixos, em contraste com as geometrias adotadas pelas motocicletas atuais.

Outro detalhe que evoca o passado, o tanque de combustível que ganha altura novamente nas costas, o mais próximo do piloto.

O colín é de dois lugares, e queríamos respeitar um tamanho e altura de acordo com a sigla RD. As novas tendências reduzem esse elemento para a expressão mínima. Isso não acontece aqui, onde pensamos que a cauda compreendeu, é uma das partes mais bonitas de uma motocicleta e, como tal, tem que ser visível.

Confira a galeria de fotos abaixo:

Página 1 de 21
CONTINUAR