A Toyota apresenta o seu mais recente carro-conceito, o Toyota uBox Concept. Desenvolvido em colaboração com a Universidade de Clemson para Pesquisa Automotiva (CU-ICAR) na Carolina do Sul ao longo de dois anos, o veículo utilitário elétrico visa a Geração Z, que estão prestes a se tornar compradores de carro em um futuro próximo.

A parceria, apelidada alaranjado profundo, pretende mergulhar estudantes de Clemson em cada aspecto do desenvolvimento de veículos, a partir de estudos de pesquisa de mercado e de design. O breve projeto foi desenvolver um veículo para um jovem empresário que possa fornecer utilidade e recreação durante o fim de semana, mas também possa oferecer espaço de escritório ou outra carreira ou estilo de vida utilizado durante a semana.

O resultado é uma minimalista caixa, azulado-verde com arcos de roda fortes que transportam rodas enormes, bem como um telhado de vidro curvo. Este telhado é apoiado por trilhos de fibra de carbono e alumínio, feitos através de uma técnica “pultrusion”.

“A pultrusion no teto foi algo inesperado e muito interessante quando eles começaram a falar sobre o conceito”, disse o Executive Program Manager Craig Payne da Toyota, que foi despertado pela técnica newfangled. “O fato de que eles foram capazes de alcançar uma técnica de fabricação de primeira indústria como estudantes fez volume para este programa.”

O exterior polariza uma linha com a personalidade da geração para se destacar. A posição muscular é reivindicada para fazer o Toyota Concept uBox olhar como se ele estivesse saltando para a frente, mesmo quando está parado.

No interior, o layout do carro pode ser reorganizado para várias atividades, como trabalhar ou operar um negócio e transporte de carga volumosa. O piso é baixo, permitindo que os assentos possam ser reconfigurados ou removidos. Algumas peças foram impressas em impressoras 3D, painel, molduras e guarnição da porta podem ser personalizadas, com uma comunidade online e permitira aos proprietários compartilhar idéias de design.

Não foram divulgadas especificações do powertrain elétrico.

“A parceria proporciona experiência com todo o processo de desenvolvimento de veículos, desde a identificação da oportunidade de mercado através da construção do veículo”, disse o engenheiro graduado e professor Clemson Johnell Brooks. “É como um campo de treinamento automotivo para o mundo real, e não aconteceria sem parceiros da indústria como a Toyota.”

Confira a galeria de imagens abaixo:

toyota-UBox-concept-2016-01

Página 1 de 8
CONTINUAR