Baseado no Volvo FM 330, o caminhão de lixo autônomo Volvo usa GPS e sensores para mapear o posicionamento e digitalização da área ao redor do veículo.

Na primeira vez que o caminhão viaja para uma nova área, é conduzido manualmente para que a rota possa ser mapeada e gravada. Quando o caminhão retorna ao local, ele sabe qual rota seguir e quais casas parar.

Quando o caminhão de lixo Volvo está fazendo sua primeira coleta, o funcionário de gerenciamento de resíduos sai do táxi, recolhe a lata de lixo e o esvazia como de costume. O empregado então aperta um botão no caminhão, sinalizando-o para viajar para a próxima parada.

O caminhão de lixo autônomo promete várias vantagens, incluindo fadiga do empregado reduzida, bem como menor consumo de combustível e emissões e otimizando mudanças de velocidade.

A fase de testes prosseguirá até ao final do ano e será seguida por uma “avaliação extremamente minuciosa da funcionalidade, da segurança e, não menos importante, do modo como este tipo de veículo é aceito pelos condutores, outros usuários da estrada e residentes locais”.

Confira o vídeo abaixo: