No futuro, faróis e lanternas farão mais do que apenas apontar o caminho para frente ou sinalizar a posição de um veículo. A Volkswagen diz que sua tecnologia de iluminação vai tão longe quanto se comunicar e aumentar ainda mais a segurança.

Em um workshop internacional, a empresa mostra como os sistemas de iluminação do futuro aumentarão a segurança e personalizarão o projeto de veículos. No futuro, os carros autônomos da Volkswagen confrontarão os usuários das estradas com novas situações, como a falta de contato visual com os motoristas. É aí que entram as novas funções de iluminação interativas.

Unidades interativas incluirão faróis de micro pixel HD com até 30.000 pontos de luz – já uma realidade no atual Mercedes-Maybach S-Class. Os faróis HD de micro pixel projetam informações diretamente na estrada, ajudando a melhorar ainda mais a segurança.

A tecnologia também possibilitará novos sistemas de assistência, como o “Optical Lane Assist”, que projeta faixas na frente do carro. Este sistema dará ao motorista informações precisas sobre a largura do veículo e a distância até as marcações da faixa de rodagem.

Os novos sistemas também incluem clusters de luz traseira matriciais que, segundo a VW, vão revolucionar as luzes traseiras. As novas unidades permitirão que os avisos sejam incorporados nas lanternas traseiras. Por exemplo, durante situações perigosas, as lanternas traseiras permitirão a comunicação carro-carro.

Além disso, novas funções de assistência, como o sistema “Optical Park Assist ” baseado em micro lentes, melhorarão a segurança durante as manobras. Mais especificamente, projetará o caminho do veículo na estrada para alertar os transeuntes para o processo de estacionamento.

A VW está atualmente testando a futura tecnologia de iluminação em um centro de pesquisa na fábrica de Wolfsburg. A empresa está usando um túnel de luz de 100 metros de comprimento, 15 metros de largura e 5 metros de altura para simulações de estradas. A VW afirma que o túnel de luz reduziu o tempo de desenvolvimento de faróis, lanternas traseiras e sistemas de iluminação interior. Isso é principalmente porque há menos necessidade de drives noturnos demorados.

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