Proprietários de Creta 1.6 reclamam de motor batendo válvula. Isso é tão comum que encontramos três amigos que têm o mesmo problema

Por Waldez Carmo Amorim

access_time

10 set 2019, 07h00

Motor que parece máquina de costura? Reclamação comum para o Creta

Motor que parece máquina de costura? Reclamação comum para o Creta (Acervo/Quatro Rodas)

Barulho de motor batendo válvula é coisa de carro com alta quilometragem, correto? Errado.

Não é só automóvel velho que apresenta o som típico de máquina de costura. O problema é tão conhecido entre donos do Hyundai Creta 1.6 que conseguimos reunir pelo menos 16 casos.

Um deles é o representante comercial Kleber Ribeiro, de Osasco (SP), dono de um Creta Attitude 1.6 2018.

“Depois de 4.000 km, o carro começou a fazer barulho de máquina de costura. A concessionária pediu autorização para abrir o motor e disse ser um defeito de fabricação. Então solicitou um novo motor à Hyundai, mas depois alegou que era um problema externo e que, portanto, a garantia não cobria. E orçaram o conserto em R$ 34.000”, lembra Kleber.

A falha é tão comum entre os proprietários de Creta que encontramos mais dois amigos do Kleber que sofrem do mesmo mal.

“A autorizada afirmou que esse ruído é normal, que eu só não deveria pegar estrada antes de o motor completar 1.000 km”, conta Marcus Pliger, de Osasco (SP), que tem dois Cretas com essa falha, um 2017 e um 2018.

O outro amigo com a mesma reclamação é o técnico em eletrônica Danilo de Souza, de Carapicuíba (SP), que tem um Creta Attitude 1.6 automático 2017.

“Na primeira vez, o carro não ligava. Então, levei à concessionária, que trocou as velas e limpou os bicos, mas ficou tudo igual. No final, tive de pagar mais de R$ 9.000 pelo reparo”, conta Danilo.

Na maioria dos casos, as concessionárias preferem deixar claro que não existe uma solução específica para o barulho.

Em consultas realizadas em oficinas autorizadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, descobrimos que a origem do ruído seria na polia da corrente responsável pelo sincronismo dos comandos de válvulas.

“Ocorre um problema no parafuso que prende o variador de fase das válvulas.

Se o veículo está na garantia, troca-se a peça. Se não, cobra-se do cliente”, explica um atendente de uma concessionária paulista.

Consultada oficialmente sobre o caso, a Hyundai Motor Brasil informa: “Os casos apresentados são ocorrências diversas e pontuais, e que não apresentam relação entre si. (…) Em algumas dessas ocorrências, o problema identificado foi a baixa qualidade do combustível”.

O povo reclama

“O motor está com um ‘tec-tec’ que ocorre nos primeiros minutos após dar a partida.” Rodrigo Lopes, professor, Telêmaco Borba (PR), proprietário de um Creta Prestige 1.6 2017

“Meu carro também tem esse barulho no motor, que eu vou relatar na próxima revisão.” Ricardo Souza, analista de datacenter, Uruguaiana (RS), que possui um Creta Plus 1.6 2018

“O ruído surgiu com apenas três dias de uso e 200 km rodados. Trocaram o óleo e lubrificaram os tuchos, mas perdi a confiança e preferi vender.” Danilo Silva, comerciante, Lauro de Freitas (BA), dono de um Creta Prestige 1.6 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here