Cerca de um ano atrás, a DARPA – Avançado Departamento de Pesquisa de Defesa dos EUA apresentou um protótipo para um novo tipo de bala. Usando uma tecnologia especial óptico de observação e um sistema de orientação em tempo real integrado, o calibre .50 foi supostamente capaz de redirecionar-se para compensar tempo, vento, os erros de tiro, e outros fatores inesperados que possam enviar -lo fora do curso.

Esta semana, quase um ano após os primeiros testes de tiro, DARPA lançou novas imagens da bala em ação. Agora é capaz de redirecionar-se em pleno vôo para atender um alvo em movimento – mesmo que o referido alvo comece a se mover após o tiro.

Confira o vídeo abaixo.

A agência diz que a tecnologia vai ajudar atiradores neutralizar alvos rapidamente em locais hostis e remotos como no Afeganistão, onde ventos fortes e terreno poeirento. As balas são destinadas para snipers, mas parece que a tecnologia é tão infalível que mesmo balas disparadas por atiradores de primeira viagem. O vídeo mostra disparos de atiradores tanto experientes e novatos, e não importa o quão longe o alvo se move, a bala sempre consegue acerta-lo.