Ter que pagar anuidade por uma função que nenhuma outra fabricante cobra é frustrante, mas a BMW tomou jeito e anuncia que não irá mais cobrar pelo uso do Apple CarPlay. Até agora, os clientes tinham que pagar US$ 80 (R$ 335) por uma assinatura de 12 meses, ou US$ 300 (R$ 1.256) por 240 meses. Esta cobrança será eliminada de todos os modelos 2019 e 2020 da BMW, como revelou um porta-voz da empresa em entrevista ao Autoblog.

Quando as primeiras notícias apareceram, a BMW defendeu a decisão de cobrar assinatura para o uso da função dizendo que a central multimídia é mais complicada, pois o Apple CarPlay sem fio pede um hardware específico. Isso aumenta a complexidade e os custos de produção, então a fabricante alemã quis compensar a balança passando o custo para os clientes que querem conectar seus iPhones ao carro.

Enquanto é bom saber que a fabricante desistiu deste plano (que, segundo rumores, poderia ser usado em outros mercados), seria justo reembolsar quem já pagou por isso. Esta decisão não vale apenas nos EUA, pois a BMW já confirmou que fará o mesmo no Reino Unido e Austrália. A marca não disse se isso também vale para o Toyota Supra, que utiliza a multimídia da BMW e oferece quatro anos grátis de Apple CarPlay, mas o mais provável é que o cliente não seja cobrado após este período.

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E quanto aos usuários de Android, deixados de lado pela BMW sem suporte ao Android Auto? Segundo uma reportagem do site australiano CarAdvice, a marca estuda começar a trabalhar também com o sistema da Google. Além da BMW, outras fabricantes premium como Porsche dizem que a maioria dos seus clientes são usuários do iOS, por isso acham que não compensa pagar pelos custos e pela licença de uso do Android. Vamos ver se isso mudará ou se não passa de um rumor.

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