Além do conceito Vision T, que antecipa o design da nova geração do Tucson, a Hyundai apresenta no Salão de Los Angeles o protótipo RM19. Desenvolvido pelo equipe liderado por Albert Biermann (ex-BMW e atual chefe de pesquisa da sul-coreana), o modelo é considerado uma versão super-preparada do cupê Veloster equipada com motor central e preparação específica para as pistas. 

Para fazer jus a proposta, o motor 2.0 turbo de quatro cilindros foi reajustado e agora entrega 395 cv de potência, sendo sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas especificamente ajustado para esta versão. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 96 km/h é feita em menos de 4 segundos, com máxima superior a 250 km/h. A tração é traseira.

A série RM, vale lembrar, vem sendo trabalhada pela Hyundai desde 2012 e ao longo dos últimos anos já foram apresentados os conceitos RM14, RM15 e RM16. “Ao longo da evolução da série RM, nossos engenheiros obtiveram um conhecimento prático tremendo da dinâmica de veículos de alto desempenho, principalmente no tocante à distribuição de peso e aos efeitos de uma estrutura da carroceria de alta resistência para um veículo de desempenho”, disse Biermann, chefe de pesquisa e desenvolvimento global da marca.

Demais detalhes sobre o projeto não foram revelados, assim como planos para um eventual produção em série. Oficialmente, a Hyundai disse apenas que no futuro tem planos para produzir uma versão totalmente elétrica do Veloster. Atualmente, a variante mais potente do cupê é a N, equipada com motor 2.0 turbo de 280 cv e câmbio manual de 6 marchas.

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