O posicionamento do motor tem importância fundamental na distribuição de peso do carro

Motor atrás do motorista: peso bem distribuído

Motor atrás do motorista: peso bem distribuído (Acervo/Quatro Rodas)

Qual a vantagem dinâmica da adoção de motor central-traseiro em vez do dianteiro? – Moacyr Cunha Neto, Recife (PE)

A posição do motor na parte central, logo atrás do motorista, melhora a distribuição de peso entre os eixos, já que ele não fica concentrado na dianteira. Isso exige acerto dinâmico completamente diferente do da maioria dos modelos tradicionais, em que a tração dianteira “puxa” o veículo.

Em carros com motor central, o powertrain “empurra”, o que aumenta a tração – nas acelerações a massa se desloca para trás, onde estão as rodas motrizes ou que recebem a maior parte do torque, no caso de esportivos com tração integral.

“O fato de serem mais baixos faz com que o centro de gravidade favoreça a entrada nas curvas, mas em geral nota-se tendência a saídas de traseira, pois são carros muito potentes e que exigem reações diferentes daquelas que se tem com carros de tração dianteira”, diz o engenheiro Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil.

O grande desafio dos fabricantes é calibrar as suspensões dianteira e traseira, de modo que o motorista  desfrute o prazer de dirigir sem perder o controle.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here