A Itália registrou uma pequena evolução nas vendas de veículos novos em 2019. Foram comercializadas 1.916.320 unidades, 0,3% acima do total do ano anterior. O desempenho poderia ter sido melhor se a Fiat tivesse acompanhado a evolução da maioria das montadoras.

Líder, a marca encerrou o ano com 285.888 unidades, uma queda de quase 40 mil unidades – em relação a 2017, por exemplo, quando emplacou mais de 402 mil unidades, a retração foi de aproximadamente 117 mil unidades. De acordo com o Best Selling Cars, a participação de mercado de 14,9% foi a menor em 60 anos.

Em alta de quase 9%, a vice-líder VW (176.813) encurtou para menos de 110 mil unidades uma desvantagem de quase 260 mil há dois anos. O maior destaque, no entanto, foi a romena Dacia: com 84.087 unidades, a marca do grupo Renault assegurou presença no top 10 pela primeira vez graças a um crescimento de quase 37%, o maior no pelotão de cima.

Fiat Panda City Cross

Após perder espaço em 2018, o Fiat Panda (138.132) reagiu no ano passado (+11,2%) e completou oito anos ininterruptos no topo da preferência dos italianos – a última vez que um modelo diferente liderou foi em 2011, com o Fiat Punto. O Lancia Ypsilon, que havia sido o 4º em 2018, retomou o segundo lugar com um crescimento ainda maior (+21%).

O destaque da Dacia entre as montadoras também se repetiu entre os modelos. Crescendo quase 60%, o Duster – cuja nova geração chega ao Brasil ainda em março – conquistou a preferência de 43.701 consumidores, assumiu a posição de importando mais vendido no país e saltou da 21ª para a 3ª posição, garantindo uma liderança entre os SUVs/crossovers que estava de posse do Fiat 500X (42.554), desta vez 4º colocado.

Estrangeiro nº 1 no mercado italiano entre 2014 e 2015, o Clio (41.792) completou o top 5. A briga pela quinta posição, aliás, foi acirradíssima, com o Jeep Renegade (41.683) e o Citroën C3 (41.646) colados no Renault. Falando na Jeep, pela primeira vez a marca norte-americana do grupo FCA emplacou dois modelos entre os dez primeiros – o Compass, com 35.568, foi o décimo.

2018 Volkswagen T-Roc

Dois modelos da VW também se destacaram no ano passado. Com 39.600 unidades, 67,4% acima do registrado há um ano, o T-Roc subiu de 23º para 8º. Já o T-Cross, único estreante presente no top 30, emplacou 21.373 unidades. O Toyota Yaris, com 36.805 unidades, foi o único oriental presente entre os vinte primeiros.

Mantendo um bom momento comercial por lá, o Ford Ecosport (30.814) se manteve no top 20 pelo 2º ano seguido. Veio da Fiat o destaque negativo: pódio em 2017, o Tipo (26.795) perdeu mais de 1/3 dos compradores de 2018 e encerrou 2019 apenas em 20º. À sua frente, o VW Golf (27.354) recuou 22% – estas foram as duas maiores quedas do top 30.

POS.

MODELO

2019

% MERCADO

2018

% VAR. 2019/2018

POS. 18

FIAT PANDA

138.132

7,2%

124.266

11,2%

LANCIA YPSILON

58.759

3,1%

48.555

21,0%

DACIA DUSTER

43.701

2,3%

27.657

58,0%

21º

FIAT 500X

42.554

2,2%

49.931

-14,8%

RENAULT CLIO

41.792

2,2%

51.628

-19,1%

JEEP RENEGADE

41.683

2,2%

41.960

-0,7%

CITROËN C3

41.646

2,2%

41.678

-0,1%

VW T-ROC

39.600

2,1%

23.661

67,4%

23º

TOYOTA YARIS

36.805

1,9%

39.416

-6,6%

11º

10º

JEEP COMPASS

35.568

1,9%

38.900

-8,6%

12º

11º

FIAT 500

35.493

1,9%

39.885

-11,0%

12º

DACIA SANDERO

35.340

1,8%

29.459

20,0%

19º

13º

VW POLO

34.629

1,8%

41.086

-15,7%

14º

RENAULT CAPTUR

32.184

1,7%

29.620

8,7%

17º

15º

FORD FIESTA

31.791

1,7%

39.681

-19,9%

10º

16º

FORD ECOSPORT

30.814

1,6%

28.519

8,0%

20º

17º

PEUGEOT 208

30.763

1,6%

33.557

-8,3%

15º

18º

FIAT 500L

29.414

1,5%

34.064

-13,7%

14º

19º

VW GOLF

27.354

1,4%

35.472

-22,9%

13º

20º

FIAT TIPO

26.795

1,4%

40.337

-33,6%

21º

NISSAN QASHQAI

26.418

1,4%

29.466

-10,3%

18º

22º

SMART FORTWO

26.034

1,4%

16.405

58,7%

34º

23º

PEUGEOT 3008

25.796

1,3%

24.546

5,1%

22º

24º

VW TIGUAN

23.835

1,2%

30.545

-22,0%

16º

25º

PEUGEOT 2008

23.621

1,2%

21.980

7,5%

25º

26º

OPEL CORSA

22.700

1,2%

22.379

1,4%

24º

27º

VW T-CROSS

21.373

1,1%

NOVO

28º

OPEL KARL

20.048

1,0%

18.610

7,7%

29º

29º

MERCEDES CLASSE A

19.910

1,0%

14.383

38,4%

40º

30º

OPEL CROSSLAND X

18.767

1,0%

14.656

28,0%

37º

POS.

MARCA

2019

% MERCADO 2019

2018

% VAR. 2019/2018

POS. 18

FIAT

285.888

14,9%

323.383

-11,6%

VOLKSWAGEN

176.813

9,2%

162.850

8,6%

FORD

122.527

6,4%

129.615

-5,5%

RENAULT

113.924

5,9%

125.143

-9,0%

PEUGEOT

110.034

5,7%

108.502

1,4%

OPEL

96.559

5,0%

95.317

1,3%

TOYOTA

90.052

4,7%

87.956

2,4%

CITROËN

86.468

4,5%

82.850

4,4%

DACIA

84.087

4,4%

61.628

36,4%

11º

10º

JEEP / DODGE

81.510

4,3%

84.551

-3,6%

11º

AUDI

64.445

3,4%

62.780

2,7%

10º

12º

MERCEDES-BENZ

62.841

3,3%

61.404

2,3%

12º

13º

LANCIA / CHRYSLER

58.753

3,1%

48.559

21,0%

16º

14º

BMW

58.127

3,0%

57.145

1,7%

13º

15º

HYUNDAI

50.344

2,6%

53.459

-5,8%

15º

16º

KIA

47.730

2,5%

47.757

-0,1%

17º

17º

NISSAN

43.122

2,3%

54.617

-21,0%

14º

18º

SUZUKI

38.273

2,0%

32.947

16,2%

19º

19º

SMART

35.278

1,8%

24.622

43,3%

21º

20º

SEAT

26.818

1,4%

19.955

34,4%

23º

 

TOTAL

1.916.320

100,0%

1.910.701

0,3%

Fontes: UNRAE / Best Selling Cars

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here