Um exótico carro com cara de helicóptero rouba a atenção de quem está no Salão de Genebra. O PAL-V Liberty Pioneer Edition é um carro voador projetado na Holanda — e que será vendido no Brasil.

Até preço ele já tem: a versão Sport será oferecida por US$ 499 mil, ou aproximadamente R$ 1,8 milhão. Já a configuração Executive será mais sofisticada — e limitada: apenas 90 veículos serão produzidos. Quem quiser levá-lo para casa vai precisar pagar US$ 750 mil, o equivalente a R$ 2,84 milhões. Será uma boa opção para quem não quiser esperar e puder pagar a mais por isso, já que as unidades Executive serão entregues antes dos veículos Sport.

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Ambas as versões saem de fábrica com controle duplo para voo (ou seria condução?), aquecimento na cabine e sistema de controle de voo. A fabricante promete dar um treinamento completo para que o cliente se familiarize com o Liberty antes de sair por aí.

Carro é um girocóptero

Na estrada, o Liberty funciona como um triciclo e até inclina a carroceria nas curvas — como fazia o finado Carver One, um triciclo que prometia sensações de condução parecidas com as de uma moto. O motor de 102 cv faz com que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em aproximadamente nove segundos.

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Caso deseje levantar voo, o proprietário precisará desdobrar manualmente as hélices e esperar de três a cinco minutos antes de decolar. O Liberty é um girocóptero, ou seja, ele é sustentado por asas rotativas. Possui um rotor como um helicóptero, mas funciona sem acionamento do motor. Assim, a pressão de vento no rotor é que cria a sustentação necessária para voar. Outra diferença em relação aos helicópteros é que, tal qual um avião, ele precisa correr em uma pista para decolar e pousar.

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A certificação para rodar como carro será concluída em dois meses. Segundo Beau Metz, da área de marketing da PAL-V, embora mais complexa, a liberação para voar também está na fase final.

“O veículo precisa demonstrar para as autoridades aéreas que seus sistemas cumprem todas as normas, o que está planejado para ocorrer até o final do ano. Depois serão necessárias 50 horas em voos de teste, que devem terminar até o final do ano. As entregas começam depois disso, no segundo semestre de 2020”, explica Metz.

Brasil é mercado muito importante para empresa

O projeto começou em 2001 (ano de fundação da empresa) e foi inteiramente desenvolvido na Holanda. Nas ruas, o PAL-V fica com as asas recolhidas e o motor entrega 100 cv de potência. A velocidade máxima é de 160 km/h. Em modo de voo, pode chegar a 3.500 metros de altitude e 180 km/h.

A empresa não revela quantas pré-encomendas já foram feitas nem para quais países. No entanto, Metz afirmou a UOL Carros que foram muitas e que o Brasil é um mercado importante nos planos da PAL-V.

“Temos muito interesse em São Paulo, que tem muito trânsito e um uso já elevado de helicópteros. Se você tem problemas na infraestrutura, é muito mais vantajoso voar sobre a infraestrutura, especialmente com um veículo mais econômico”.

Segundo ele, o custo de manutenção do PAL-V é 25% mais barato do que o de um helicóptero convencional e, por seu tamanho e peso menores, também gasta menos combustível para voar.

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Fonte: UOL Carros

Empresa anuncia venda de carro voador no Brasil; veja quanto ele irá custar

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