No segmento que ainda é o mais importante do mercado brasileiro, o Argo foi o grande destaque de novembro. Em alta de 36% frente a 2018, o hatch da Fiat encerrou o mês com 8.270 unidades, seu novo recorde de vendas – superando as 7.586 unidades de outubro -, e garantiu lugar no pódio, a menos de 700 unidades do vice-líder Ford Ka (8.968).

Na ponta, o Chevrolet Onix completou 14 meses ininterruptos emplacando mais de 18 mil unidades (19.186), mesmo sem contar ainda com os números da nova geração (que começou a ser vendida em dezembro). O resultado, no entanto, foi o menor desde março. Já o novo HB20 continua sem empolgar: com 8.050 unidades e praticamente sem contar mais com estoque da geração anterior, o Hyundai caiu para o quarto lugar.

Frente do Traseira do Chevrolet Onix Joy 2020
VW Polo 1.0 MPI

Fechando o top 5, o VW Polo (7.168) teve seu segundo melhor mês desde sua chegada ao país – só vendeu menos do que em outubro. Fortes nas vendas diretas, VW Gol (6.573) e Renault Sandero (4.388) vieram em seguida, ambos com números negativos nos últimos 12 meses. Mantendo o 8º lugar do último ranking, o Toyota Yaris (3.347) incrementou em 1/3 as vendas de 2018.

Atrás do VW Fox (2.650) perdendo fôlego (-20,4%), o Toyota Etios (1.566), teve alta de mais de 26% graças à promoções realizadas pela marca. A curiosidade ficou por conta do empate absoluto entre o Fiat Uno e o Honda Fit, ambos com 1.552 unidades – embora não sejam rivais em nada.

Apenas 6 unidades atrás do Nissan March (538), o Peugeot 208 (532) recuperou um pouco do espaço perdido. Situação diferente da do C3: com apenas 109 unidades, o Citroën teve seu pior momento desde maio de 2003 (168) e só não foi o lanterna porque os já descontinuados Ford Fiesta (72) e Fiat Palio (2) conquistaram consumidores.

Hatches Compactos II

POS.

MODELO

NOV/19

OUT/19

NOV/18

% NOV 19

% OUT 19

VARIAÇÃO NOV/OUT

VARIAÇÃO 2019/2018

CHEVROLET ONIX

19186

21198

22277

25,75%

27,38%

-9,49%

-13,88%

FORD KA

8968

9691

8834

12,03%

12,52%

-7,46%

1,52%

FIAT ARGO

8270

7586

6078

11,10%

9,80%

9,02%

36,06%

HYUNDAI HB20

8050

8332

8395

10,80%

10,76%

-3,38%

-4,11%

VW POLO

7168

7245

5642

9,62%

9,36%

-1,06%

27,05%

VW GOL

6573

6570

8836

8,82%

8,49%

0,05%

-25,61%

RENAULT SANDERO

4388

4288

5109

5,89%

5,54%

2,33%

-14,11%

TOYOTA YARIS

3347

3192

2507

4,49%

4,12%

4,86%

33,51%

VW FOX / CROSSFOX

2650

2764

3330

3,56%

3,57%

-4,12%

-20,42%

10º

TOYOTA ETIOS HATCH

1566

1686

1241

2,10%

2,18%

-7,12%

26,19%

11º

FIAT UNO

1552

1527

1522

2,08%

1,97%

1,64%

1,97%

12º

HONDA FIT

1552

1961

2440

2,08%

2,53%

-20,86%

-36,39%

13º

NISSAN MARCH

538

685

743

0,72%

0,88%

-21,46%

-27,59%

14º

PEUGEOT 208

532

390

395

0,71%

0,50%

36,41%

34,68%

15º

CITROËN C3

109

142

383

0,15%

0,18%

-23,24%

-71,54%

16º

FORD FIESTA

72

150

738

0,10%

0,19%

-52,00%

-90,24%

17º

FIAT PALIO

2

1

5

0,00%

0,00%

100,00%

-60,00%

 

 

74523

77408

78475

100,00%

100,00%

-3,73%

-5,04%

MODELOS DE ENTRADA

No segmento de entrada, desta vez nem o Kwid escapou. Com 6.009 emplacamentos, seu pior resultado desde março, o pequeno Renault perdeu 15% dos compradores de 2018. Também com desempenho mais fraco em oito meses, o Fiat Mobi (3.775) recuou um pouco menos (-11,3%).

Volkswagen Up! MPI 2020

O VW up! (1.254), apesar da retração de quase 30% em relação ao ano passado, teve o seu melhor momento em 2019. Lanterna e com fim de produção confirmado pela Caoa nos últimos dias de novembro, o Chery QQ emplacou apenas 12 unidades.

Hatches Compactos I

POS.

MODELO

NOV/19

OUT/19

NOV/18

% NOV 19

% OUT 19

VARIAÇÃO NOV/OUT

VARIAÇÃO 2019/2018

RENAULT KWID

6009

6066

7090

54,38%

51,00%

-0,94%

-15,25%

FIAT MOBI

3775

4569

4258

34,16%

38,41%

-17,38%

-11,34%

VW UP!

1254

1229

1752

11,35%

10,33%

2,03%

-28,42%

CHERY QQ

12

31

217

0,11%

0,26%

-61,29%

-94,47%

 

 

11050

11895

13317

100,00%

100,00%

-7,10%

-17,02%

Fonte: Fenabrave

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here