Mais esportivo, compacto premium será lançado em meados de 2020, e terá produção transferida de Porto Real para a Argentina

Por Leonardo Felix

access_time

12 jun 2019, 18h53

Novo 208 já está em testes de homologação no Brasil

Novo 208 já está em testes de homologação no Brasil (Alexandre Bentes/Quatro Rodas)

Já apresentada na Europa, a nova geração do Peugeot 208 começou a aparecer no Brasil, pelo menos na forma de protótipos para testes de durabilidade e homologação.

O leitor Alexandre Bentes flagrou duas unidades com nível intermediário de camuflagem rodando nos arredores da Rodovia Presidente Dutra, na altura do município de Resende (RJ).

Ali, bem pertinho, está Porto Real, também no estado do Rio, onde o grupo PSA possui sua fábrica brasileira.

Segunda geração do 208 deve chegar ao mercado em 2021

Segunda geração do 208 deve chegar ao mercado em 2021 (Alexandre Bentes/Quatro Rodas)

Mas não se anime muito, porque o novo 208 não deve ser produzido localmente. Conforme QUATRO RODAS revelou no início deste ano, a manufatura ocorrerá em El Palomar (Argentina), junto com a segunda geração do SUV 2008.

A previsão é que a linha da atual geração do compacto premium em solo fluminense seja encerrada no fim de 2020. Só que antes disso o novíssimo 208 já começará a ser feito na Argentina, ganhando nossas ruas em meados do ano que vem.

208 ficará mais esportivo na nova geração

208 ficará mais esportivo na nova geração (Reprodução/Internet)

A plataforma do novo 2008 será a CMP, matriz modular desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng, uma das acionistas da PSA.

O motor três-cilindros 1.2 da família PureTech de 90 cv certamente estará na gama de versões. Resta saber se o quatro-cilindros 1.6 de 118 cv da família EC5 será mantido ou se a Peugeot resolverá apostar numa derivação turbo do propulsor de 1,2 litro.

O 1.6 THP de 173 cv pode voltar a pintar numa continuação da atual – e não muito bem-sucedida – versão GT. Câmbios serão manual de cinco ou automático de seis marchas.

 

Com a saída de 208 e 2008 de Porto Real, a linha ficará livre para produção de uma nova família de compactos de baixo custo, chamada Smart Car, que será posicionada como opções de entrada da gama de Peugeot e Citroën no Brasil.

Ela será formada por hatch, sedã e SUV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here