Além de mercados desenvolvidos e tradicionais, como Europa e América do Norte, o plano de restruturação operacional da Ford também será implementado em mercados de economia emergente. Prova disso vem da Índia, onde a imprensa local relata planos envolvendo a venda de uma das principais fábricas da marca no país: a planta de Sanand, em Gujarat, responsável pela produção dos modelos Figo e Aspire (ou seja, nosso conhecido Ka). Detalhes ainda são desconhecidos, mas fontes ouvidas pelo site LiveMint adiantam que as negociações estão sendo tocadas diretamente pela sede da Ford na Ásia-Pacífico, em Xangai, na China. A ação faz parte de uma nova estratégia operacional pensada para otimizar a competitividade da empresa em mercados emergentes.

A unidade é considerada uma das mais modernas da Ford na Ásia e foi inaugurada em 2015, ao custo de US$ 1 bilhão. Atualmente tem capacidade para entregar anualmente 240.000 veículos e 270.000 motores, atuando principalmente como plataforma de exportação para mais de 30 países. Segundo a publicação, a Ford estaria interessada em se desfazer da planta por não mais enxergar necessidade em possuir duas fábricas em solo indiano. A marca possui outra planta em Chennai, inaugurada em 1995, onde tem capacidade instalada de 200.000 veículos e 340.000 motores por ano. É lá que são produzidos os SUVs EcoSport e Endeavor (baseado na plataforma da picape Ranger).

Ford Figo - Índia

Na prática, operar localmente com duas fábricas não faz sentido levando em consideração os números de vendas atuais. Segundo a reportagem, a marca vem amargando quedas consecutivas nos emplacamentos mensais, sendo a mais recente de 26% (números de abril a agosto de 2019 comparados aos dados do mesmo período de 2018). Como não conseguiu sustentar volumes robustos, a Ford passou a usar a Índia essencialmente como base de exportação para mercados estrangeiros – operação que dispensa o funcionamento local de duas fábricas diferentes. Fontes ouvidas pela publicação adiantam que as intenções da marca são uma “clara indicação de que a Ford reduzirá sua atuação na Índia, assim como está fazendo em outros países emergentes”.

Não por acaso, a marca recentemente estabeleceu parceria estratégica com a marca local Mahindra e deverá desenvolver conjuntamente uma série de novos motores e veículos, especialmente SUVs. 

Fonte: LiveMint 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here