Fárol de led do 208

“Ótima notícia, saiu nova resolução do CONTRAN prorrogando para 1 de Janeiro de 2024 a lei que entraria em vigor agora proibindo a substituição das lâmpadas originais por outra de tecnologia diferente. Repassem para os seus clientes!! Abraço e boas vendas!!”, diz uma mensagem que vem sendo compartilhada em grupos de WhatsApp. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Desta vez e informação é verdade. A resolução 667/17 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proibia a partir de 1° de janeiro de 2021 a substituição das lâmpadas dos faróis e lanternas originais do veículo foi adiada por três anos.

A resolução 799/20 alterou os prazos do cumprimento desta lei, tornando a troca destes itens originais proibida apenas a partir de 1° de janeiro de 2024. Vale lembrar que essa é a mesma resolução alterou o prazo de obrigatoriedade para luzes diurnas de leds (DRL) – aquele sistema de iluminação que permanece aceso mesmo quando os faróis ou lanternas estão desligados – e também adiou o controle de estabilidade obrigatório em todos os carros novos.

Continua após a publicidade
  • Segundo o especialista em legislação, Gustavo Fonseca, sócio da Doutor Multas, a prorrogação do prazo permite que os proprietários possam se programar melhor. Além disso, a própria indústria automotiva ganha mais tempo para cumprir as exigências do governo.

    Led de roda se tornou tendências para os entusiastas automotivo para terem um novo visual, utilizando o led de roda seu passeio fica mais legal e animado, as luzes coloridas atraem a atenção de muitos espectadores. Clique aqui e saiba mais

    farol do Acura
    Farol full led do sedã Acura TLX divulgação/Divulgação

    Pela legislação que entra em vigor em 2024, será proibido instalar luzes de led ou xenônio em um carro que saiu de fábrica com lâmpadas halógenas nos faróis. Nem mesmo a lâmpada de filamento que ilumina a placa do carro poderá ser alterada. Até mesmo mudar a lâmpada por uma de temperatura diferente, mais amarela ou mais branca, será proibido.

    Novas tecnologias têm vantagens

    Importante salientar que carros com faróis em led de fábrica são cada vez mais comuns, mas há quem resista aos benefícios da tecnologia. E eles não são poucos: o tempo de vida útil é 5 vezes maior que das lâmpadas halógenas, têm maior resistência a impactos, melhor capacidade de iluminação e reduzem o consumo de energia – e, ainda que indiretamente, o consumo do carro.

    Todas essas vantagens são suficientes para que os proprietários de modelos equipados com faróis halógenos recorram ao mercado de reposição para requisitar a substituição dos mesmos para esta tecnologia superior.

    Ainda assim, para fazer a substituição das lâmpadas e não ficar sujeito a multas é preciso regularizar a modificação junto ao Inmetro, para garantir que a troca não compromete a segurança, nem a capacidade de iluminação dos faróis. E não são todas as lâmpadas de leds e xenônio que conseguem melhorar a qualidade da iluminação. Contudo, a partir de 2024, nem mesmo a troca pela melhor lâmpada será permitida.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741

    Continua após a publicidade
  • DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here