Depois da empolgação inicial e de uma passagem pelo nosso campo de provas, críticas ao SUV chinês estão ficando cada vez mais recorrentes

Tiggo visita Ouro Preto (MG). Viagem tranquila e críticas ao auto-hold e à central multimídia

Tiggo visita Ouro Preto (MG). Viagem tranquila e críticas ao auto-hold e à central multimídia (Sofia Chiurciu/Quatro Rodas)

O tempo passa, o convívio aumenta e o Caoa Chery Tiggo 5X vai tendo seus segredos desvendados – os bons e, principalmente, os ruins.

A ausência de ajuste de temperatura do ar-condicionado é, disparada, a falta mais criticada. Mas, à medida que o número de usuários do chinês aumenta, a lista de observações negativas também cresce.

“Não gostei do fato de o auto-hold desabilitar automaticamente toda vez que o motor é desligado. A cada nova partida é preciso reativar o recurso”, anotou no diário de bordo o repórter Rodrigo Ribeiro.

O auto-hold é o sistema que mantém o carro parado até que o pedal do acelerador seja acionado novamente.

“Por se tratar de um sistema que atua no freio, o correto seria o carro manter a seleção do auto-hold feita pelo motorista, seja ela ativada ou desativada.”

Quem também ficou com o Tiggo de Longa Duração e ajudou a engordar a lista de críticas foi o redator-chefe Zeca Chaves. Após viajar com a esposa e a filha adolescente para Ouro Preto (MG), Zeca disse:

“O sistema multimídia é um dos mais confusos que já vi, muito congestionado e pouco intuitivo. Para piorar, a posição da tela permite que o sol incida diretamente nela, o que dificulta a visualização, principalmente porque o ajuste de brilho, mesmo no nível máximo, é insuficiente.”

Depois de rodar seus primeiros 1.000 km, o Tiggo seguiu para o nosso campo de provas, em Limeira (SP), onde foi submetido ao primeiro teste.

Os números serão guardados para comparação futura, já que, aos 60.000 km, o SUV chinês passará pelas mesmas avaliações – veja resultados no quadro abaixo.

Chery Tiggo 5x 978 km
0 a 100 km/h (s) 10,3
De 40 a 80 km/h (s) 4,4
De 60 a 100 km/h (s) 5,5
De 80 a 120 km/h (s) 7,3
60/80/120 km/h (m) 13,9/25,7/56,7
Consumo urbano (km/l) 12
Consumo rodoviário (km/l) 14,2

Tiggo 5X – 7.049 km

Ficha técnica:  Chery Tiggo 5X
Versão: TXS 1.5 16V Turbo
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
Combustível: flex (gasolina)
Seguro: 2.844 (Perfil Quatro Rodas)
Consumo: No mês: 9 km/l com 11,6% de rodagem na cidade

Desde jul/2019: 8,9 km/l com 20,8% de rodagem na cidade

Revisões: Até 60.000 km – R$ 3.391

 

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