Primeiro híbrido da frota volta à pista. Aos 60.000 km, ele sai com uma ficha de resultados melhores em aceleração, retomada, frenagem e consumo

Por Péricles Malheiros

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19 ago 2019, 08h59 – Publicado em 19 ago 2019, 07h00

Aos 60.000 km, Prius vai à pista de teste pela última vez

Aos 60.000 km, Prius vai à pista de teste pela última vez (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Deu para o Toyota Prius: aos 60.000 km, o híbrido visitou pela última vez o nosso campo de provas, em Limeira (SP), onde foi submetido aos mesmos testes realizados quando ele ainda era um estreante, com apenas 1.000 km rodados.

A comparação dos resultados geralmente dá uma boa referência para o momento do desmonte. Se, entre os testes, os números forem muito distintos, algum sistema pode ter sofrido além da conta.

Toyota Prius chegou aos 60.000 km e foi para o teste final do Longa Duração

Toyota Prius chegou aos 60.000 km e foi para o teste final do Longa Duração (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Prius, porém, saiu da pista com uma ficha do segundo teste quase idêntica à do primeiro – veja o quadro comparativo abaixo.

Teste
1.009 km 60.000 km
0 a 100 km/h (s) 13 12,3
D 40 a 80 km/h (s) 6,1 7,3
D 60 a 100 km/h (s) 8,4 8
D 80 a 120 km/h (s) 12,1 10
60/80/120 km/h a 0 (m) 18/31,9/70,3 14,4/26,3/60,7
Consumo urbano (km/l) 24,2 26,3
Consumo rodoviário (km/l) 19,6 20

Exceto pelos números de frenagem. Muito melhores agora, refletem a impressão de quem dirigiu o Prius novo e na pré-aposentadoria.

“Assim que o Prius entrou para a frota, no início de 2018, um executivo da Toyota disse para prestarmos atenção no sistema de freios que, segundo ele, era superdimensionado.

Ao que tudo indica, ele estava certo, pois no uso cotidiano o carro continua muito confiável nas frenagens, o que ficou comprovado na pista, com resultados melhores no segundo teste”, diz o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.

Da pista, nosso Prius seguiu para a oficina Fukuda Motorcenter, onde será desmontado para uma análise completa.

Ao receber o carro e os resultados, nosso consultor técnico e responsável pelo desmonte, Fabio Fukuda, disse: “Tudo indica que não encontraremos grandes problemas, mas não tem jeito. Laudo final, somente após o desmonte”.

Toyota Prius – 60.787 km

Consumo

No mês: 15,2 km/l com 32,3% de rodagem na cidade
Desde fev/18: 17 km/l com 30,9% de rodagem na cidade
Combustível: gasolina e eletricidade

Gastos no mês

Combustível: R$ 278

Revisões

Até 60.000 km: R$ 4.057

Ficha Técnica

Versão: 1.8 16V híbrido
Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/ potência combinada: 123 cv
Câmbio: aut., CVT

Seguro

R$ 2.736*

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