Enquanto existem marcas chinesas de olho nas fábricas da Ford no Brasil, estudando uma forma de adquiri-las, há uma situação curiosa acontecendo no México. A agência AFP revela que o governo mexicano está “flertando” com a marca norte-americana para incentivar a empresa a investir no país de forma a levar parte da produção brasileira para lá.

“Nós já estamos buscando a Ford para perguntar ‘o que você precisa, como você precisa?’, para conquistá-la para que venha ao México”, afirmou Tatiana Clouthier, Secretária da Economia do México, em uma coletiva virtual feita na última terça-feira (20). Clouthier não detalhou a oferta que será feita, dizendo apenas que faz parte de uma estratégia de estímulo da Ford para fazer com que mais empresas estrangeiras se instalem no país.

“Temos nos coordenado de forma muito específica com os estados da República para ver onde estão prontos para receber o quê”, acrescenta Clouthier. Isso sugere que os governos federal e estaduais devem buscar um pacote de incentivos fiscais para que a Ford estabeleça mais uma fábrica no país e isso vai depender das condições locais, entre outros fatores.

O México tem uma parceria forte com a Ford, produzindo carros para o mercado norte-americano, como os novos Bronco Sport e Mustang Mach-E, e se prepara para montar a inédita picape Maverick. São 3 fábricas no país, 1 para motores e outras 2 para carros, que já fizeram Focus, Fusion, Fiesta, Mustang e até o Crown Victoria (sedã que era usado como carro de polícia nos EUA).

Esta movimentação pode ajudar a próxima geração do EcoSport a ter mais destaque na América do Norte. O modelo vendido atualmente na região é importado da Índia, mas a proximidade e acordos comerciais com o México permitiriam que tivesse um preço mais competitivo, caso a marca decida investir em um novo crossover de entrada para o mercado norte-americano. E, como o país latino tem 12 tratados de livre comércio com 46 países e mais de 32 acordos bilateriais, torna-se uma boa plataforma de exportação.

Led de roda se tornou tendências para os entusiastas automotivo para terem um novo visual, utilizando o led de roda seu passeio fica mais legal e animado, as luzes coloridas atraem a atenção de muitos espectadores. Clique aqui e saiba mais

Além disso, investir no México faz mais sentido pelo ponto de vista de produção. Um estudo feito pela consultoria PwC Brasil mostra que a fabricação de um carro no Brasil pode ser até 44% mais cara do que no México ao aplicar todos os impostos e dependendo do tipo de veículo. Se contar somente os custos, são 18 pontos percentuais de diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here