Derivado do Cayenne, SUV acupezado, grandalhão e de luxo chega ao mercado europeu em junho, e também está a caminho do Brasil

Por
Joaquim Oliveira, de Stuttgart (Alemanha)

access_time

21 mar 2019, 15h45 – Publicado em 21 mar 2019, 15h30

Cayenne Coupé chega ao mercado europeu em junho deste ano

Cayenne Coupé chega ao mercado europeu em junho deste ano (Divulgação/Porsche)

É verdade que Porsche é sinônimo de carros esportivos, mas até agora sua representação no segmento de SUVs de grande porte não vinha sendo tão ousada assim. Pelo menos até agora.

Estimulada pelo sucesso de vendas de BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé, o Cayenne terá também sua derivação acupezada, chamada… Cayene Coupé, com cinco portas e traseira com declive mais acentuado.

A novidade já está disponível para encomenda na Europa agora e chegará às concessionárias do Velho Continente em junho. Sua importação para o Brasil já está selada, e deve começar até o fim deste ano.

Estratégia da Porsche é investir em uma nova carroceria similar para sua gama alta do SUV

Estratégia da Porsche é investir em uma nova carroceria similar para sua gama alta do SUV (Divulgação/Porsche)

Modelo traz um spoiler traseiro adaptativo, dois bancos traseiros individuais e dois conceitos diferentes de teto, sendo um panorâmico de vidro fixo, com persianas integradas para proteger os ocupantes contra a exposição ao sol.

Opcionalmente, pode-se pedir teto de carbono.

Este último está disponível em um dos três pacotes esportivos, que incluem ainda elementos Sport Design e novas rodas de 22 polegadas, faixa central dos bancos em tecido clássico xadrez e aplicações de carbono e Alcantara no interior.

O declive na parte traseira é mais acentuado

O declive na parte traseira é mais acentuado (Divulgação/Porsche)

Se a opção for o Cayenne Turbo Coupé, o pacote também inclui um sistema de escape esportivo.

Por outro lado, o para-brisa e a coluna A são menores que no Cayenne, cortesia de uma redução de 2 centímetros na altura do teto.

As portas traseiras e para-lamas redesenhados alargam os “ombros” da carroceria em 1,8 centímetro, o que contribui para que o modelo passe a sensação de porte musculoso.

Na versão V8, sua aceleração permite atingir os 100 km/h em apenas 3,9 segundos

Na versão V8, sua aceleração permite atingir os 100 km/h em apenas 3,9 segundos (Divulgação/Porsche)

A placa traseira está integrada no para-choque, fazendo com que a Cayenne Coupé pareça estar mais perto do chão do que realmente está.

O Cayenne convencional já apresentava spoiler adaptativo no teto, mas a configuração Coupé levou a solução ainda mais longe por combiná-lo com outro novo spoiler traseiro adaptativo, que faz parte de seu sistema de aerodinâmica ativa.

Quer se tornar um mecânico de sucesso? Clique aqui !

Este segundo spoiler, integrado na silhueta da tampa do porta-malas, se estende em 13,5 cm a uma velocidade de 90 km/h, o que aumenta a pressão de contato sobre o eixo traseiro, enquanto o PAA aumenta a eficiência.

Por dentro, o novo Cayenne segue a linha “Sport Design”

Por dentro, o novo Cayenne segue a linha “Sport Design” (Divulgação/Porsche)

Na chegada ao mercado, esta Cayenne mais esportiva estará disponível na versão base com motor turbo de seis cilindros, três litros e 340 cv, sendo 45,9 mkgf.

Com ele, o SUV cupê vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos com o pacote Sport Chrono e uma velocidade máxima de 243 km/h.

Já o Cayenne Turbo Coupé V8 4.0 biturbo com um rendimento máximo de 550 cv e 78,5 mkgf, que permite uma aceleração até os 100 km/h em apenas 3,9 segundos e uma velocidade máxima de 286 km/h.

Ele traz um panorâmico de vidro fixo, que protege os ocupantes contra a exposição ao sol e ao frio

Ele traz um panorâmico de vidro fixo, que protege os ocupantes contra a exposição ao sol e ao frio (Divulgação/Quatro Rodas)

O interior está preparado para acomodar até quatro pessoas. Na frente, novos assentos esportivos com encostos de cabeça integrados tentam combinar conforto com bom apoio lateral.

A segunda fileira propõe, como padrão, dois assentos individuais, mas, alternativamente, assentos ​​normais podem ser encomendados sem custo adicional.

A segunda fileira propõe, como padrão, dois assentos individuais, mas, assentos confortáveis ​​normais podem ser encomendados gratuitamente

A segunda fileira propõe, como padrão, dois assentos individuais, mas, assentos confortáveis ​​normais podem ser encomendados gratuitamente (Divulgação/Porsche)

Os passageiros traseiros se sentam 3 cm mais abaixo do que no Cayenne, o que significa que a altura interior não é afetada pela linha de teto mais esportiva.

O bagageiro tem um volume de 625 litros até 1.540 litros, se as costas dos bancos traseiros forem rebatidas números ligeiramente menores que os do Cayenne convencional.

Preços para a Europa partem de 97.217 euros, no caso do Coupé, e 169.029 euros para o Turbo Coupé.

Modelo vem sempre com lista de itens de série que inclui a direção elétrica progressiva, rodas de liga leve de 20 polegadas, assistentes de estacionamento frontal e traseiro, câmera de ré, suspensões adaptativas e o pacote Sport Chrono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here