Menos equipado que o Onix, o veículo recebeu quatro estrelas de proteção para adultos e três para a segurança infantil

 (Latin NCAP/Divulgação)

O Latin NCAP revelou, nesta quarta-feira (11), o resultado dos testes de impacto do novo Hyundai HB20. O veículo recebeu quatro estrelas de proteção para adultos e três para a segurança infantil.

As avaliações foram mais baixas que a de seu concorrente direto no mercado: o Chevrolet Onix hatch. Quando testado, em novembro, o GM gabaritou o ensaio com cinco estrelas para adultos e crianças.

O Hyundai foi para o campo de provas com dois airbags frontais padrão e controle de estabilidade (ESC) como opcional para todas as versões – diferente do Onix, que é equipado de série com ESC e seis airbags em toda a gama.

Veículo testado tinha dois airbags e ESC era opcional

Veículo testado tinha dois airbags e ESC era opcional (Latin NCAP/Divulgação)

De acordo com o Latin NCAP, o modelo demonstrou uma boa proteção no impacto frontal a 64 km/h, mas na batida lateral a 50 km/h a proteção para o tórax do adulto foi considerada fraca e, por isso, resultou na perda de uma estrela.

A segurança para crianças ficou em três estrelas e foi considerada boa.

Porém, o sistema de ancoragem Top Tether da cadeirinha infantil fez o encosto do banco traseiro se descolar durante o ensaio, causando um movimento excessivo da cabeça dos bonecos para a frente.

A estrutura da carroceria foi avaliada como estável e poderia suportar cargas maiores na colisão, segundo o órgão.

A sinalização do Isofix não está de acordo com a norma do Latin NCAP e o veículo testado não oferece o airbag lateral de série. Além disso, o controle eletrônico de estabilidade é disponibilizado como opcional na maioria das versões.

O secretário geral da entidade, Alejandro Furas, afirmou que “esperava muito mais do HB20, especialmente considerando que seu concorrente direto, o Chevrolet New Onix, ganhou recentemente cinco estrelas.”

Além do HB20, foram testados: Renault Sandero/Logan/Stepway e Toyota Corolla.

Novidades para 2020

Um novo protocolo de testes será aplicado pelo Latin NCAP em 2020. Mais rígido, ele terá novas regas como: ESC e AEB como requisitos mínimos para as 5 estrelas.
Além disso, os carros passarão pelo teste de atropelamento, simulando colisões contra pedestres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here