Depois de muita espera, a BMW finalmente revela a nova geração dos esportivos M3 e M4. Sim, eles usam a polêmica grade dianteira que a marca apresentou no Série 4, mas vamos focar no que eles têm de melhor. As versões Competition chegam aos 517 cv e trazem um sistema de tração integral opcional que nasceu com o M5, tendo a possibilidade de rodar apenas com o eixo traseiro se for a escolha do motorista.

A BMW diz que a experiência das pistas com o M4 GT3 colaborou no desenvolvimento dos novos M3 e M4. Mesmo assim, os esportivos ainda seguem utilizáveis nas ruas, inclusive com a família, segundo a empresa alemã. As versões Competition usam o motor 3.0 de 6 cilindros em linha biturbo de 517 cv e 66,3 kgfm de torque. Toda a parte de refrigeração é preparada para aguentar o uso em pistas, além do sistema de escape ser variável, permitindo uma experiência mais sensorial com o ronco. 

Os M3 e M4 Competition usam o câmbio automático de 8 marchas com três programações de trocas, mas a novidade vem na hora de despejar essa força no chão. Pela primeira vez na história, M3 e M4 têm a opção de tração integral (de série é traseira) que, como no M5, pode jogar toda a força apenas para as rodas traseiras, com um diferencial M ativo – e isso já desliga os controles de tração, para a alegria dos drifters de plantão. Normalmente, o controle de tração tem 10 níveis configuráveis. 

BMW M4 (2020)
BMW M4 (2020)
BMW M4 (2020)

A suspensão é adaptativa assinada pela M, com amortecedores eletrônicos. Até os eixos são específicos para os modelos M, assim como a direção elétrica variável e o sistema de freios com duas configurações diferentes. Falando neles, podem receber composto cerâmico como opcional e as rodas são de medidas diferentes entre os eixos, com 19″ na dianteira e 20″ na traseira nas versões Competition. A estrutura também segue um padrão específico, com reforços espalhados pela carroceria.

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Por dentro, bancos esportivos dão as boas vindas. Os displays das telas são específicos da linha M, além de haver a presença do botão M, que é um atalho para diversas configurações de motor, suspensão, direção e freios. Dois modos configuráveis individualmente estão disponíveis, além do Road, Sport e Track. Um sistema de análise de dados M Drive Professional melhora a experiência nas pistas. Quer mais? Um kit opcional pode reduzir o peso do carro em cerca de 25 kg. 

Para uso nas ruas, os novos BMW M3 e M4 trazem assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão, piloto automático adaptativo, navegador GPS ativo, assistente de estacionamento e outros itens. As vendas começam em 2021, chegando ao Brasil provavelmente entre o fim do próximo ano ou começo de 2022.

Fotos: divulgação 

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