Médico anestesista na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul realiza um sério “engine swap “ substituindo o aclamado L 6 de 250 por um V8 de 400 polegadas preparadíssimo. Você está diante de um dos melhores projetos deste tipo no Brasil.

Marcos Aguzzoli é um grande entusiasta da linha Chevrolet. Apaixonado por carros com motores potentes e da escola antiga, possui em sua garagem dois exemplares do modelo Opala restaurados com perfeição. Um L6, de cor verde também veiculado nessa edição, e este magnifico SS equipado com o motor V8, exibindo “poder de fogo” impressionante. Marcos Aguzolli encontrou este Opala SS 1978 em 2002 por indicação de um amigo. O carro precisava de uma restauração completa e melhorias mecânicas, porém, contava com todos os acessórios originais em seus respectivos lugares, o que cativou ainda mais a aquisição do modelo. Ao contrario de muitos puristas, Marcos Aguzolli o comprou o Opala com a intenção de realizar um projeto mais ousado, equipando o SS comum motor Chevrolet V8 de 400 polegadas, com direito a transmissão automática, ladders bars e muita preparação. E se você leu tudo isso e pensou que se tratava de um carro de pista, engano seu. Este Opala é um legítimo Pro Street, um monstro concebido para acelerações brutais na estrada, o seu habitat natural, tranquilo suficiente para frequentar eventos e competições por onde passe.
O PROJETO
O primeiro projeto na realidade era equipar o Opala com um V8 283, quadrijet de 650CFM e um comando mais esperto, o que já ficaria muito bom para um carro de rua. Mas mudou o projeto e acabou comprando um Chevrolet “centerbolt” de 305 polegadas, originário de uma camionete, juntamente com a caixa automática TH400. A essa altura o carro ainda estava na oficina Curitibana Totty Hot Toys, onde o motor 305 foi adaptado, mas perceberam que a transmissão modificada utilizando um conversor com “Stall” de 2400 rpm havia ficado inadequado. Posteriormente, Marcos ficou sabendo de um motor 400 polegadas a venda e o comprou. Resolvido o problema da motorização Marcos tratou de fazer a preparação do SBC 400 herdado de um Chevrolet Monte Carlo, encomendando um jogo de pistões da marca Keith Black 0,030, o par de cabeçotes da marca Patriot Performance e as bielas forjadas Scat. O virabrequim desse motor é original, porem forjado de fabrica e foi aliviado e balanceado com o conjunto. O grande responsável pela embaralhada maravilhosa na marcha lenta é o comando de válvulas Edelbrock Performer Rpm com 308 x 318 graus de permanência e com 114 graus de lobe center. Na parte de alimentação, Marcos optou pelo uso de uma injeção eletrônica programável MSD com corpo de borboleta também da marca. Marcos estuda a possibilidade do uso de outra injeção programável devido a atual não ter tantos recursos como as fabricadas no Brasil, impossibilitando extrair o máximo em cavalaria e dirigibilidade. O motor foi acertado na Fast Custom de Caxias do Sul que também é responsável pela magnifica montagem da mecânica, inclusive a construção de um “SubFrame” dianteiro fixado nas longarinas, melhorando a rigidez estrutural e a dinâmica do carro em qualquer situação.
Ao abrir o capo do SS você se depara com cofre totalmente limpo onde o chicote elétrico do carro foi previamente “escondido” ao melhor estilo “Wire Tuck”. O visual é incrivelmente “clean”. Completando o pacote foi instalado um kit de polias de correias em alumínio, deixando-as correias organizadas. O cilindro mestre é da marca Tilton e ficou estrategicamente posicionado para não alterar o visual limpo do cofre. Os coletores de escapamento foram feitos de maneira artesanal pela Fast Custom, que também equipou o sistema de exaustão com duas válvulas elétricas, que quando acionadas liberam a passagem dos gases de maneira livre, sem a interferência dos abafadores Flowmaster da série 40. Com o sistema liberado o som é animal, um legítimo V8 gritando em alto e bom som! A vantagem do sistema, além de prover alguns cavalos extras é evitar alguns problemas com vizinhos no bairro e a fiscalização na estrada e cidade.
Para segurar toda a estupidez desse motor foi instalada uma caixa TH400 com o kit Shift Improvment da marca B&M. O diferencial usado é um Dana 44 com pontas de eixo forjadas, fabricadas pela Strange. A suspensão traseira conta com barras de tração do tipo “Ladder-Bars”, amortecedores “Strange do tipo “coil-over” na traseira e na dianteira. Para melhorar o sistema de freios foram instalados discos de maiores dimensões e pinças Wilwood de 4 pistões nas rodas dianteiras e traseiras e pode ser ajustado pelo cilindro mestre de duplo canal da marca Tilton. Para calçar o SS no chão foram instaladas as clássicas rodas do SS mais antigos, com pneus BF GOODRICH 195/60 R15 nas rodas dianteiras e 295/60 R15 na traseira, deixando o visual do carro ainda mais bandido.
No interior a originalidade foi mantida, o visual é quase imaculado a não serem pelo painel de instrumentos, substituído pelo novo modelo fabricado pela ODG, os bancos do tipo concha e cinto de segurança, ambos da marca SPARCO.
Esse carro não se trata de uma simples adaptação, tudo foi meticulosamente pensado. Peças foram desenhadas e construídas especialmente para atender ao projeto, dos parafusos que prendem a grade dianteira até a pintura nada ficou para traz. Esse Opala é uma prova que temos profissionais capazes em nosso país para executar serviço de qualidade. Como disse Marcos Aguzolli, “Esse carro foi um desafio e para se chegar a esse resultado final foram 7 anos de muita paciência, trabalho e um grande investimento financeiro”.
Parabéns a Fast Custom por finalizar esse projeto e deixar o carro nesse nível de perfeição. Agradecemos ao Marcos Aguzolli por nos proporcionar essa matéria com uma verdadeira obra de arte sobre rodas.

Opala SS 1978
Proprietário: Marcos Aguzzoli
Preparador com email e telefone: Totty Hot Toys ([email protected])/ Fast Custom Car
Acertador: Totty Hot Toys – Motor e transmissão /Fast Custom Car – suspenções
Carro/ano/modelo: Opala SS 1978
Motor: GM Small Block 8 cilindros 400
Bloco: Chevrolet Smal block 400 CI
Diâmetro x curso original: 4.125”x 3.750”
Marca dos pistões e suas características (dome, flat top, dished): Pistões flat top Keith black medida 0,030
Marca e modelo dos anéis e suas alterações: anéis Keith Black
Marca e modelo das bielas e suas características e alterações: Bielas Scat I beam forjadas
Marca do virabrequim, modelo e suas alterações: Virabrequim GM forjado com retrabalho de balanceamento
Marca das bronzinas (casquilhos): Federal Mogul
Bomba de óleo: H.V. Saeled Power
Pressão de trabalho da bomba de óleo, em temperatura quente: 60LBS
Giro máximo do motor: limitado a 6500 rpm
Faixa de melhor potência: Ainda não medido. Estimado à aproximadamente 4.200 RPM
Marca, modelo e características do Cabeçote: Patriot Performance de alumínio, câmara 63cc , com balanceiros roletados.
Preparação do cabeçote (quem fez): Especificação de fábrica, sem retrabalho
Resultado de fluxo de cabeçote:
Diâmetro das válvulas de adm e esc: 2,020”/ 1.600”
Engrenagens e corrente dupla de comando.
Comando de válvulas (marca e duração se possível): Edelbrock Performer rpm 308º x 318º com lobe center de 114, lift 0.488”/0,510
Molas de válvulas: triplas – Patriot PErformance
Pratos: Patriot PErformance
Travas: Patriot PErformance
Coletor de admissão – Marca, modelo e tipo: Edelbrock Air Gap
Corpo de Borboleta Marca e modelo: MSD Atomic Fuel
Coletor de escapamento: Fabricados na Totty Hot Toys em aço inox por João Ivo Trevisan.
Eletrônica: (quem fez): Totty Hot Toys
Modulo de injeção (marca e modelo): MSD Atomic Fuel
Modulo de ignição(marca e modelo): MSD 6 AL
Ponto de ignição máximo @ (X) rpm e/ou pressão: 36º 2.200 RPM
Bobina(s) Marca e modelo: MSD Blaster 2
Acessórios eletrônicos : Distribuidor MSD Pro Billet
Válvulas injetoras (bicos): quantidade, marca e modelo: corpo de borboleta e bicos injetores da MSD
Instrumentos: Autometer pressão do óleo, pressão de combustível e temperatura de água
Indicador de marchas digital da B& M instalado no local do dimer do painel.
Painel original havia sido retrabalhado para suportar o conta-giros funcionando para V8, atualmente trocado pelo modelo fabricado pela ODG Instruments, com visual igual ao original.
Bomba de combustível: MSD
Combustível: gasolina Pódium
Pressão de trabalho da bomba inicial e final:
Filtro de combustível:
Acessórios adicionais: Válvula elétrica de abertura do sistema de escapamento, escapamento totalmente feito de tubos de inox pela Fast Custom em dimensão de 2 polegadas, com abafadores modelo flowmaster série 40
Transmissão (tipo e quantidade de marchas): Câmbio automático TH 400 3 velocidade com kit de acionamento rápido de engate ( shift improovment )
Engate trambulador da B&M modelo Bandit
Eixo-Cardã: encurtado, retrabalhado e balanceado
Semi-eixos: Forjados Strange Performance
Conversor marca e modelo: B&M
Stall do conversor: 2800 rpm
Diferencial: dana 44 blocado
Eixos: strange
Blocante: Danna
Suspensão (tipo): COILOVER NAS 4 RODAS
Amortecedores: STRANGE COM DUPLA REGULAGEM
Molas: COILOVER
Barras: FOUR LINK TRASEIRO
Buchas: DE PU
Links: SISTEMA DE FOUR LINK NA TRASEIRA
Sistema de direção modificado tipo pinhão e cremalheira, colocado na frente do berço da suspensão
Motor apoiado em sub frame dianteiro fixado nas longarinas, desenhado e executado pela Totty Hot Toys
Sistema de arrefecimento da Griffin, com ventoinha dupla de alta performance
Sistema de polias da billet speciallities tod em alumínio
Cofre do motor executado pela Fast Custom Car
Freios a disco nas 4 rodas com discos da stock car e pinças wilwood de 4 pistões, sistema de duplo acionamento com ajuste Tilton
Pintura do carro e acertos de funilaria executados por
Bene Santos Costa – Studio BSC – Curitiba
José Queiroz Valentin e perfect car
Ilson De J. Cardoso “Pepeu”
Pneus: BF Goodrich 195 X 60 X 15 na dianteira E 295 X60 X 15 na traseira
Rodas: RODAS MODELO SS ORIGINAIS TRANSORMADAS PARA 15 POLEGADAS COM 6 DE LARGURA NA FRENTE E 10 ATRÁS
BANCOS: SPARCO
Cinto: DE 4 PONTAS DA SPARCO
Carroceria (citar partes em metal e fibra): ORIGINAL ALL STEEL, capô do motor em aço tipo “Rally” por Totty Hot Toys e Alisson Weigert – Curitiba.

Texto – Evandro Lima – Revista Tech Speed
Fotos – Joni Goulart

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Confira a galeria de fotos abaixo:

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