Todas as sextas-feiras 13 são assimiladas ao terror e suspense. Aqui na QUATRO RODAS não é diferente e vamos relembrar alguns filmes que tinham como peças-chave veículos de dar medo para você assistir nesta noite.

1- Christine, o Carro assassino (1983)

Plymouth Fury 1958 vermelho era Christine no filme

Plymouth Fury 1958 vermelho era Christine no filme (Reprodução/Internet)

Christine, o Carro assassino se tornou um clássico para os amantes de carros depois de ser lançado em 1983. O Filme é dirigido por John Carpenter, especialista em terror, e conta a história de Arnie e seu Plymouth Fury 1958 vermelho, de apenas 5.300 unidades fabricadas.

Arnie é um adolescente tímido que compra “Christine” e promete restaurá-la. Durante o longa, o Plymouth acaba destruído pela gangue de Buddy Repperton, mas se reconstrói e vai atrás de vingança.

O carro do filme tinha um motor V8 5,75L de 305 cv (carburado) ou 315 cv (injeção Bendix) e 51,1 mkgf. Além disso, também existiam dois tipos de câmbio: automático de três marchas com a caixa TorqueFlite e comando por botões e manual de três marchas.

2- Creep Van (2012)

Terceira geração da Ford Econoline foi usada durante o filme

Terceira geração da Ford Econoline foi usada durante o filme (Internet/Reprodução)

O Creep Van mostra que não foi apenas nos anos de 1980 que os veículos protagonizaram as telinhas do cinema. Dirigido por Scott W. Mckinlay, o filme acontece em Detroit, em Michigan (EUA), e conta a história de Campbell Jackson, um rapaz que trabalha em um lava rápido e se interessa por uma Ford Econoline.

O que ele não sabia era que a van era de um assassino que aterrorizava Detroit e ia passar a infernizar sua vida. O veículo tinha uma série de armadilhas em seu interior para matar qualquer tipo de intruso.

A van do filme é a terceira geração do Ford Econoline. O veículo contava com uma versão especial de 15 lugares e dois tipos de motorização, uma delas com motor a diesel e a outra com um V8 a gasolina de 7,5 litros e 245 cv.

Além disso, a van contava com motor V8 Windsor de 4,95L, igual ao 302 que equipavam os Maverick e Landau, e tinha 205 cv. A Econoline podia ser encontrada também nas opções de seis cilindros em linha com motores de 3,9 e 4,9 litros.

3- The Wraith (1986)

Veículo usado durante as gravações era na verdade um protótipo

Veículo usado durante as gravações era na verdade um protótipo (Internet/Reprodução)

O filme foi produzido por Mike Marvin e toda a ação acontece no Arizona, Estados Unidos. The Wraith conta a história de um um piloto misterioso junto ao seu carro futurista, chamado de Turbo Interceptor.

O tal piloto vinga a morte de Jamie, personagem que morre no início da história, convidando os membros da gangue de Packard, para disputar rachas mortais.

O veículo futurista é um Dodge PPG M4S Turbo Interceptor. O protótipo foi construído em 1982 e tinha um motor Chrysler de quatro cilindros biturbo e 2.2L de 440 cv de cinco marchas que prometia um 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e uma máxima de 310 km/h.

Uma curiosidade: um dos protótipos originais do veículo estava a venda em 2015 por US$ 150 mil ou cerca de R$ 613 mil.

4- John Wick (2014)

O raríssimo 1969 Mustang Boss 429 era o carro de John Wick

O raríssimo 1969 Mustang Boss 429 era o carro de John Wick (Internet/Reprodução)

Depois de perder sua esposa Helen, John Wick fica apenas com o cachorro beagle deixado por ela e seu 1969 Mustang Boss 429. Em uma das voltas com seu cão, Wick para em um posto para abastecer seu carro e é abordado por gangsters que tentam comprar seu veículo.

Ele se recusa a vender e é perseguido pelos criminosos, que invadem sua casa durante a noite, matam o cachorro (única lembrança de sua mulher), atacam John Wick e roubam seu carro.

O matador então volta ao trabalho para matar os bandidos e recuperar seu Mustang Boss, equipado com motor V8 aspirado de 7.0L e 380 cv.

5- Black Cadillac (2003)

O Cadillac limousine 1957 era o tal Black Cadillac

O Cadillac limousine 1957 era o tal Black Cadillac (Internet/Reprodução)

Black Cadillac ou Cadillac Preto é uma filme norte-americano que, assim como o Creep Van, mostra que alguns cineastas dos anos 2000 seguiam a receita dos filmes de carros dos anos 1980.

Os amigos Scott, CJ e Robbie dão carona a um desconhecido que garante ser policial e passam a ser perseguidos por um carro preto misterioso. O tal carro é nada menos que um 1957 Cadillac limousine V8 de 6.0L e câmbio automático de três marchas que garantia 330 cv e 55,3 mkgf ao sedã da época.

Durante o filme, o Cadillac faz diversos ataques ao carro dos três amigos e o final é surpreendente.

6- The Car (1977)

The Car foi inspirado no filme Duel, que tinha um caminhão psicopata

The Car foi inspirado no filme Duel, que tinha um caminhão psicopata (Internet/Reprodução)

O filme conta a história de um carro fantasma que não tinha condutor, seguindo exemplo do filme Duel de 1971, feito por Steven Spielberg, que conta a história de um caminhão amaldiçoado.

Dirigido por Elliot Silvertein, o longa se passa no vilarejo de Santa Ynez, na Califórnia, onde um Lincoln Continental Mark III com V8 7.0L e 375 cv, modificado por George Barris, passa a atacar e matar pessoas sem motivo algum.

George Barris foi um designer americano conhecido por personalizar carros para Hollywood. Entre os veículos feitos estão: Batmóvel (1966) de Batman; Pontiac Trans Am (1972) de Knight Rider; Buick (1923) da Família Buscapé; Ford DeLuxe (1948) de Grease; Charger 1969, famoso General Lee, da série Os gatões e o Ford T feito para o seriado família monstro.

7- O abutre (2014)

O Challenger SRT foi usado para chegar mais rápido nas notícias

O Challenger SRT foi usado para chegar mais rápido nas notícias (Reprodução/Internet)

Dirigido por Dan Gilroy e estrelado por Jake Gyllenhaal, O Abutre conta a história de um jornalista com dificuldades de conseguir um emprego formal. Depois de várias portas fechadas, ele passa a agir com as próprias mãos e forjar alguns crimes.

Jake interpreta Louis Bloom, que busca vender seus crimes chocantes para veículos interessados e passa o filme conduzindo um Dodge Challenger SRT V8 6.0L de 431 cv e 58 mkgf que vai de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here