Versão reestilizada da Tacoma apareceu em imagem de registro e poderia disputar o segmento acima de R$ 220 mil

Por Rodrigo Ribeiro

access_time

13 ago 2019, 19h09

A picape foi registrada já com a atualização da linha 2020

A picape foi registrada já com a atualização da linha 2020 (Divulgação/Toyota)

A maior picape à venda no Brasil é a RAM 2500 — e olha que estamos sendo generosos na designação, já que do ponto de vista legal o modelo é um caminhão.

Não há opção entre a gigante mexicana e todas as médias disponíveis no mercado. A primeira alternativa para esse cenário chegará no final deste ano, com a RAM 1500. Mas a Toyota também poderia oferecer uma opção para esse segmento, e a marca já prepara terreno para isso.

Nos EUA a Toyota também oferece a versão customizada TRD

Nos EUA a Toyota também oferece a versão customizada TRD (Divulgação/Toyota)

Na última edição da revista do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) surgiram imagens da linha 2020 da Tacoma. A picape mais vendida da Toyota nos Estados Unidos é um modelo de entrada por lá, mas no Brasil se posicionaria logo acima da Hilux.

Nos EUA a Tacoma oferece dois motores a gasolina. A versão inicial usa o mesmo 2.7 quatro-cilindros da Hilux flex, com 161 cv. Mas por aqui a opção mais atraente seria a topo de linha 3.5 V6 de 282 cv, com opção de câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

A Tacoma oferece opção de tração 4×4 e câmbio automático

A Tacoma oferece opção de tração 4×4 e câmbio automático (Divulgação/Toyota)

A picape americana tem 5,39 m de comprimento em sua versão cabine dupla e caçamba curta, superando com facilidade a irmã menor Hilux (5,31 m). Entretanto, o grande diferencial da Tacoma seria seu conteúdo, que pode incluir faróis altos automáticos, controlador de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.

A Tacoma também tem uma característica essencial para ser competitiva: ela é fabricada no México, assim como as RAM. Isso permitiria que ela chegasse ao Brasil por um valor competitivo — ao contrário do que vai ocorrer com a Classe X, caso a Mercedes opte por importá-la da Espanha.

O pacote de equipamentos da Tacoma supera com facilidade a Hilux

O pacote de equipamentos da Tacoma supera com facilidade a Hilux (Divulgação/Toyota)

Mas é melhor não se iludir com o cenário otimista. Historicamente a Toyota faz escolhas conservadoras para o mercado nacional, e a marca está focando seus esforços locais para o lançamento da nova geração do Corolla, que será lançado em setembro com uma inédita versão flex.

Questionada, a Toyota do Brasil optou por não comentar sobre o registro da Tacoma no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here