Como os altos custos de empréstimo dificultam a demanda por veículos elétricos de maior valor, a Tesla lançou nesta segunda-feira os modelos mais baratos do sedã Model S e do SUV Model X com autonomia mais curta nos Estados Unidos com o objetivo de aumentar as vendas.
Ao priorizar o crescimento das vendas sobre as margens de lucro, que ainda estão em níveis mais altos entre as montadoras, an empresa já reduziu os preços de seus carros em vários mercados, incluindo os Estados Unidos e a China.
Além disso, a Tesla forneceu incentivos adicionais para reduzir o estoque, uma abordagem que o presidente-executivo Elon Musk afirmou ser um componente da estratégia da empresa para enfrentar uma recessão.
Os novos modelos de “gama padrão” S e X custam 78.490 dólares cada. O site indicou que eles estão disponíveis para compra entre setembro e outubro e são 10 mil dólares mais baratos do que os modelos mais baratos anteriores.
As versões convencionais do Plaid com motor duplo e trimotor oferecem uma autonomia de até 651 km e 637 km, respectivamente, mas o novo Model S tem uma autonomia de até 515 km.
O SUV Model X tem um alcance de até 433 quilômetros, bem abaixo dos modelos mais caros com até 560 km.
A Tesla não forneceu uma resposta imediata an um pedido de declaração sobre as novas versões. Nas negociações antes do pregão, suas ações perderam 0,8% depois de ganhar quase 95%.
No mês passado, a montadora mais valiosa do mundo afirmou que o preço médio de venda mais baixo e as vendas menores de seus modelos mais caros afetaram o lucro operacional e a receita.
Seus modelos mais antigos, os Modelos X e S, cresceram 19% em vendas no segundo trimestre em relação ao ano anterior.