É indiscutível a importância dos pneus para que o seu carro continue rodando com excelência e, também, para que a sua segurança física, e de todos os passageiros, esteja sempre muito bem assegurada. Sendo assim, é essencial sempre manter jogos de pneus com qualidade, verificar a validade do mesmo e, o mais rotineiro e comum de todos, saber qual é a importância de manter os pneus bem calibrados.

Manter o seu jogo de pneus bem calibrados e verificar sempre que possível o estado do mesmo, sua validade e suas condições, contribui significativamente para que você tenha maior segurança atrás do volante. Até porque são os pneus que colocam o automóvel em contato com o chão e, caso eles não estejam adequados, a sua segurança pode acabar estando em risco.

Sendo assim, saiba agora qual é a importância de manter os pneus bem calibrados.

O que é calibrar um pneu?
Calibrar significa, basicamente, fazer com que a pressão dos pneus esteja sempre muito bem regulada, através da insuflação forçada de ar até um determinado valor – o qual sempre acaba constando no manual do fabricante. Manter o jogo de pneus de seus carros é essencial não somente para evitar que acidentes mais graves aconteçam como também para proporcionar uma direção mais confortável à todos.

Por que eu preciso calibrar o pneu?
Bom, é de conhecimento geral que a grande maioria das estradas brasileiras não são lá um sinônimo de qualidade não é mesmo, contando quase que sempre com muitos buracos e depressões. Estes buracos e deformações contribuem para causar alguns danos ao seu pneu, não só por deixar ele mais careca como, também, esvaziar ele consideravelmente na medida que ele vai rodando.

Led de roda se tornou tendências para os entusiastas automotivo para terem um novo visual, utilizando o led de roda seu passeio fica mais legal e animado, as luzes coloridas atraem a atenção de muitos espectadores. Clique aqui e saiba mais

E é por ir se esvaziando cada vez que rodamos, principalmente em estradas deterioradas, que precisamos sempre chegar a calibragem do mesmo. Por isso, é importante que, antes mesmo de sair de casa, você verifique o quão vazio está o seu pneu, para já ter ciência de que será necessário uma parada no posto para calibrar o mesmo.

A falta de calibragem pode ocasionar acidentes mesmo?

A resposta mais simples e direta para essa pergunta é: sim, pneus não calibrados podem contribuir para que acidentes ocorram com maior facilidade. Muitos acidentes acabam acontecendo por conta de pneus que estavam com a pressão do ar extremamente abaixo do ideal.

O que faz com que um carro se mantenha normalmente em uma pista é o atrito advindo da banda de rodagem dos pneus com o solo em si, o que significa que, caso os pneus estejam carecas, este atrito não acontecerá e você poderá deslizar. Agora, caso os seus pneus não estejam calibrados, ou seja, com baixa pressão de ar, eles podem acabar se deformando e perderem a resistência mecânica lateral, potencializando um risco de capotagem.

Há uma tecnologia que auxilia o condutor nesse monitoramento da pressão dos pneus.
Essa tecnologia é composta por um aparelho que faz a medição da pressão dos pneus individualmente, para dar assistência ao condutor no caso de pneus com pressão irregular.

Lembrando que conduzir o veículo com os pneus murchos pode acarretar em:

• Aumento do consumo de combustível
• Redução da vida útil dos pneus
• Prejuízo na dirigibilidade

FICA A DICA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here