Já faz algum tempo que os hatches compactos deixaram de ser os carros mais importantes da Fiat no Brasil. Não concorda? Então faça o seguinte: some os números de vendas do Argo e do Mobi, e depois compare com a somatória das picapes Strada e Toro. Surpreso?! Analisando por aí você já tem uma ideia da importância estratégica da nova geração da Strada para a Fiat. É a primeira grande mudança da picape compacta desde que ela foi lançada, lá em 1998, sobre a base do primeiro Palio.

Inspirada pelo sucesso da Toro, a nova Strada 2021 foi buscar referência no design da irmã maior (aproveitou até o nome das versões), e também na sua capacidade de roubar clientes de outros segmentos. É o que a Fiat espera da picape nesta nova fase. Com uma inédita cabine dupla de quatro portas e itens de comodidade e segurança até então não encontrados no segmento, ela quer conquistar quem hoje anda de hatches e sedãs compactos. Isso, claro, sem abrir mão dos antigos fãs. Para tanto, a marca manteve a suspensão traseira com eixo rígido e mola semi-elíptica (robusta e boa de carga) e também o conhecido motor 1.4 Fire (88 cv e 12,5 kgfm) nas versões de entrada – as mais caras trazem o 1.3 Firefly (109 cv e 14,2 kgfm) do Argo, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Mais que isso: seguirá em linha com a Strada “velha” na versão Working para vendas diretas até que a exigência do controle de estabilidade entre em vigor, isto é, em janeiro de 2022. 

Fiat Strada Volcano 1.3 2021

Por falar em controle de estabilidade, ele agora é item de série e vem acompanhado de um recurso de bloqueio eletrônico do diferencial, que substitui o antigo bloqueio mecânico Locker que era oferecido na antiga Adventure. Outra novidade fica por conta da direção elétrica, de série nas versões com motor 1.3 – as 1.4 seguem com o sistema hidráulico. Uma primazia fica por conta da nova central multimídia da FCA, com tela capacitiva de 7″, que traz um recurso até então somente visto em carros mais caros: conexões Apple Carplay e Android Auto via Bluetooth, que elimina a necessidade de cabo. Na versão de topo Volcano, a nova Strada ainda vem de série com faróis de LED.

Em termos de capacidade de carga, são 650 kg para a cabine dupla e 720 kg para a cabine simples, com volume de 844 litros na primeira e 1.354 litros na segunda. Já o comprimento do caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,18 m na dupla. Para ajudar no carregamento, a tampa ganhou amortecimento que reduz em 60% o esforço para abrir ou fechar. Por sua vez, a altura do solo é de elevados 23,2 cm, o que garante um ângulo de entrada de 23,2 graus e de saída de 28,4 graus no caso da cabine dupla. 

Fiat Strada Volcano 1.3 2021

A nova Strada 2021 tinha lançamento marcado para este começo de abril (o evento para a imprensa aconteceria nesta semana), no entanto, a pandemia de Covid-19 atrasou a chegada às lojas para o segundo semestre. É por isso que a Fiat ainda não divulgou os preços oficiais, que até lá podem sofrer variações devido à alta do dólar. Pelo que ouvimos de gente ligada à montadora, a ideia é mantê-los num patamar próximo do atual – de R$ 65 mil a R$ 85 mil, lembrando que haverá a Working antiga abaixo disso. 

 As versões e equipamentos de série da nova Strada já estão definidos, e serão os seguintes: 

Strada Endurance 1.4 cabine simples e dupla: controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15″ com calotas. Preços estimados: R$ 65.000 (cab. simples) e R$ 70.000 (cab. dupla)    

Strada Freedom 1.3 cabine simples e dupla: Endurance + direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com porta USB frontal, rodas de liga aro 15″, alça para o passageiro, display digital de 3,5″ para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus. Preços estimados: R$ 75.000 (cab. simples) e R$ 85.000 (cab. dupla)

Strada Volcano 1.3 cabine dupla: Freedom + vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos com revestimento misto de tecido e couro, central multimídia com tela de 7″, duas entradas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve aro 15″ com pneus de uso misto. Preço estimado: R$ 85.000 (cab. dupla).

Fichas técnicas

  Strada 1.4 CS Endurance Strada 1.3 CD Volcano
MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm3, comando simples, flex

dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.332 cm3, comando simples, flex

POTÊNCIA/TORQUE 85/88 cv a 5.750 rpm; Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm 101/109 cv a 6.250 rpm / 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm
TRANSMISSÃO câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO

independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira

independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira
RODAS E PNEUS aço aro 15″ com pneus 195/65 R15 liga-leve aro 15″ com pneus 205/60 R15
FREIOS discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP
PESO 1.078 kg em ordem de marcha 1.174 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.474 mm, largura 1.732 mm, altura 1.608 mm, entre-eixos 2.737 mm; altura do solo 230 mm comprimento 4.480 mm, largura 1.732 mm, altura 1.595 mm, entre-eixos 2.737 mm; altura do solo 230 mm
CAPACIDADES tanque 55 litros, caçamba 1.354 litros tanque 55 litros, caçamba 1.844 litros
PREÇO

R$ 65.000 (estimado)

R$ 85.000 (estimado)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here