1_vw-golf-7-vfl-wolfsburg.jpeg
Hoje no Flamengo, meia Diego já foi um dos astros do Wolfsburg Divulgação/Volkswagen

Não é incomum que a história de clubes de futebol e fabricantes de automóveis se cruzem.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Os torcedores brasileiros, por exemplo, têm guardado na memória (e no guarda-roupa) camisas históricas de seus clubes com marcas de automóveis estampadas.

Liédson e Emerson, do Corinthians levantando a taça da Copa Libertadores da América 2012. Iveco patrocinou a camisa da final Alexandre Battibulgi/Placar/Abril Branded Content

A camisa do Corinthians campeão da Libertadores de 2012 trazia no centro o logo da fabricante de veículos pesados Iveco, que é controlada pelo grupo FCA – o mesmo de Fiat e Jeep.

No mesmo ano, o Palmeiras faturou a Copa do Brasil e foi rebaixado no Campeonato Brasileiro com patrocínio da Kia.

Em 2012 Kia patrocinava o Palmeiras e a própria Copa do Brasil Acervo/Placar/Abril Branded Content

Entretanto, algumas fabricantes foram além e adquiriram (ou até fundaram) clubes de futebol inteiros para si.

QUATRO RODAS separou uma lista com cinco marcas que controlam times de futebol em seus países de origem e outras três equipes que têm ligações estreitas com a indústria automotiva.

1. Volkswagen – Vfl Wolfsburg

A cidade de Wolfsburg foi criada no ano de 1937 pelos trabalhadores da fábrica de automóveis Kdf-Wagen, renomeada para Volkswagen em 1945, após o final da Segunda Guerra Mundial.

Os mesmos trabalhadores foram os responsáveis por fundar, em 12 de setembro de 1945, o Vfl Wolfsburg, clube de futebol da cidade que logo foi abraçado pela fabricante de automóveis.

Hoje, a VW controla 95% do clube e nomeia até o estádio em que o time manda seus jogos. A moderna Volkswagen Arena fica localizada próxima à fábrica da marca e tem capacidade para receber 30.000 torcedores.

Lateral-direito Willian, ex-Internacional, foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de 2016 e atua pelo Wolfsburg Acervo/Revista Placar/Abril Branded Content

Até meados dos anos 1990, o Wolfsburg transitava entre a segunda e a terceira divisão do Campeonato Alemão. O acesso para a chamada Bundesliga 1 veio somente na temporada 1996-97 com o vice campeonato da divisão de acesso.

Continua após a publicidade

Mas o auge da história do clube ocorreu na temporada 2008-09. Comandado pelo brasileiro Grafite – artilheiro com 28 gols – e pelo bósnio Dzeko, o time somou 69 pontos, dois a mais que o poderoso Bayern de Munique, e foi campeão alemão.

Coube ao volante brasileiro Josué, ex-São Paulo e capitão da equipe alemã à época, a honra de levantar o troféu histórico após uma goleada por 5×1 sobre o Werder Bremem na última rodada da competição.

Desde então o Wolfsburg se manteve em posições intermediárias na tabela do campeonato nacional e voltou a ser campeão em 2015 da Copa e da Supercopa da Alemanha.

2. Audi – FC Ingolstadt

Patrocínio das montadoras no futebol
Audi é patrocinadora e dona do FC Ingolstadt Divulgação/Audi

Parte do Grupo Volkswagen desde 1966, a Audi também tem um clube para chamar de seu na Alemanha.

O FC Ingolstadt foi fundado em 2004 como resultado da fusão de dois outros clubes da região da Baviera e tem hoje 80% de suas ações controladas pela Audi.

A montadora ainda investiu 20 milhões de euros para a construção do Audi SportPark, estádio em que o clube manda seus jogos.

Após bons resultados nas divisões inferiores, o Ingolstadt conseguiu o inédito título da Bundesliga 2, segunda divisão nacional, na temporada 2014-15.

Nascido em 2004, FC Ingolstadt já disputou a primeira divisão por duas temporadas Divulgação/Audi

O acesso rendeu a disputa de dois jogos entre os clubes irmãos Ingolstadt e Wolfsburg na temporada 2015-16. O time da Vokswagen se saiu melhor: venceu em casa por 2×0 e segurou um empate sem gols fora de casa.

Na temporada seguinte, o cenário se repetiu. Vitória do Wolfsburg por 3×0 jogando em casa e empate em 1×1 no Audi SportPark.

Também na temporada 2016-17, o Ingolstadt amargou a penúltima colocação na tabela e foi rebaixado para a segunda divisão.

Hoje o clube disputa a terceira divisão do futebol alemão e ocupa a nona posição na tabela de classificação, com poucas possibilidades de conseguir o acesso.

Continua após a publicidade

3. Hyundai – Jeonbuk Hyundai Motors FC

Fundado em 1994, o Jeonbuk Hyundai é hoje o clube de maior sucesso na Coreia do Sul Jeonbuk Hyundai/Divulgação

Este talvez seja o mais vitorioso dos clubes que pertencem a fabricantes de automóveis.

O clube foi fundado em 1994 na cidade de Jeonju como Chonbuk Dynos e em 1999 foi adquirido pela Hyundai, mudando de nome para Jeonbuk Hyundai Motors.

Desde então, seguiu uma trajetória de sucesso. Em 2000, conquistou seu primeiro título nacional, a Copa da Coreia do Sul.

No ano de 2006, venceu pela primeira vez a Liga dos Campeões da Ásia, principal competição do continente, que voltaria a ser conquistada pelo clube em 2016.

Fábrica da Hyundai em Piracicaba: montadora sul-coreana trouxe seu time para disputar amistoso contra o XV de Piracicaba Divulgação/Hyundai

No campeonato nacional, a chamada K-League, o Jeonbuk já faturou sete títulos e é o atual tricampeão da competição.

Em 2011, o Jeonbuk fez uma excursão para o Brasil, onde disputou um amistoso contra o XV de Piracicaba, clube da cidade onde está instalada uma das fábricas da Hyundai no país.

Led de roda se tornou tendências para os entusiastas automotivo para terem um novo visual, utilizando o led de roda seu passeio fica mais legal e animado, as luzes coloridas atraem a atenção de muitos espectadores. Clique aqui e saiba mais

Os times presentearam os 4.000 torcedores que compareceram ao Estádio Barão de Serra Negra, casa do XV, com um jogo animado que acabou empatado em 2×2. [Nota do editor: o autor desta matéria estava no estádio].

4. Toyota – Nagoya Grampus

Ex-corintiano Jô é o grande destaque do atual elenco do Nagoya Grampus Nagoya Grampus/Divulgação

Assim como o Wolfsburg, o Nagoya Grampus começou a partir de funcionários de uma fábrica da Toyota em 1939, na cidade de Nagoya.

Mas somente em 1968 a empresa adquiriu de fato o clube. Ainda chamada de Toyota Motors S.C., a equipe foi a primeira campeã da segunda divisão do campeonato japonês, em 1972.

No final dos anos 1990, com a promoção do futebol no país e o início da chamada J-League, atual nome do campeonato japonês, o Nagoya Grampus se posicionou como um dos principais clubes locais.

Em 1995, sob o comando do histórico técnico francês Arsene Wenger, levou a Copa do Imperador e em 2010, já comandado pelo iuguslavo Dragan Stojković, que jogou pelo time em 95, conseguiu seu primeiro e único título da J-League.

Continua após a publicidade

5. Lifan – Chongqing Dangdai Lifan F.C.

Centro-avante Alan Kardec deixou o São Paulo em 2016 para defender o Chongqing Lifan Lifan Chongqin/Divulgação

Nos últimos anos, o futebol chinês tem passado por um crescimento exponencial devido ao enorme investimento realizado por grandes empresas nos times locais.

Uma dessas investidoras é a Lifan. A fabricante chinesa é dona do clube da cidade de Chongqing desde 2000.

Em 2017, no entanto, o conglomerado de investimentos chinês Dangdai adquiriu 90% das ações do clube, deixando a Lifan como acionista minoritária.

Esportivamente, o clube nunca teve tanto sucesso. Entre idas e vindas da segunda divisão, tem no currículo um título da Copa da China (2000) como o principal de sua história.

Hoje, o Chongqing Dangdai Lifan tem em seu plantel os atacantes brasileiros Marcelo Cirino (Athletico Paranaense e Flamengo), Alan Kardec (Palmeiras e São Paulo) e Fernandinho (São Paulo e Grêmio).

Bônus

Peugeot – FC Sochaux

Leão característico da fabricante francesa estampava o escudo do clube Reprodução/Internet

Um dos mais tradicionais clubes da França, o Sochaux foi fundado em 1928 por iniciativa da Peugeot na cidade de Montbeliard, próxima a fronteira da Suíça.

No ano de 1935, a equipe foi campeã francesa pela primeira vez, título que voltou a faturar em 1938.

O Sochaux foi vendido pelo grupo PSA (controlador da Peugeot) em 2015 à empresa chinesa de iluminação Ledus. No início de 2020, o grupo imobiliário Nenking, também chinês, oficializou a compra do clube.

Atualmente, o Sochaux disputa a League 2, segunda divisão do Campeonato Francês.

FCA – Juventus 

Continua após a publicidade
Cristiano Ronaldo posa com outros companheiros ao lado de um Jeep Compass Divulgação/Jeep

A ligação entre Juventus e Fiat é estreita e vem desde 1923, quando Giovanni Agnelli, fundador da fabricante de automóveis, adquiriu o clube de Turim.

Hoje, a família Agnelli ainda é dona de 30% das ações da FCA (grupo que controla Fiat, Jeep, RAM e outras marcas) e Andrea Agnelli, neto de Giovanni, é o atual presidente da Juve.

A família ainda é controladora de 64% do clube de maior sucesso no futebol italiano e foi justamente Andrea Agnelli o responsável por contratar, em 2018, o craque português Cristiano Ronaldo.

A “Velha Senhora”, como é conhecido o clube, é a atual octa campeã italiana e lidera a disputa deste ano a frente da vice-líder Lazio.

Audi – Bayern de Munique

Audi firmou parceria com o Bayer até o final da temporada 2028-29 Bayern de Munique/Divulgação

O Grupo Volkswagen não se limitou a se envolver apenas com o médio Vfl Wolfsburg e o pequeno FC Ingolstadt no futebol alemão.

A Audi, uma das marcas do grupo, é hoje detentora de 8,33% do Bayern de Munique, principal clube da Alemanha e um dos mais ricos do mundo.

Em 2019, a BMW chegou a fazer investidas para tentar comprar a parte da Audi e se tornar parceira do clube, mas não obteve sucesso.

Atualmente, a Audi tem contrato de parceria firmado com o clube da Baviera até metade de 2029 e prevê um investimento total de 60 milhões de euros na equipe.

O Bayern é o atual heptacampeão alemão e caminha a passos largos para levantar o troféu pela oitava vez consecutiva.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here