Pouco depois das fotos vazarem na internet, a nova Yamaha MT-09 2021 é revelada oficialmente pela fabricante japonesa. A naked passou por uma mudança forte no design e com uma alteração no motor, agora mais potente e mais eficiente, para reduzir as emissões de poluentes e ficar dentro da regra Euro 5 para a Europa.

Como as fotos vazadas adiantaram, os designers da marca quase que refizeram a Yamaha MT-09 e a mudança mais óbvia está na frente. Ao invés de seguir o caminho da MT-03, a naked usa algo próximo, mas sem os polêmicos LED que parecem sobrancelhas. Ao invés disso, coloca as duas linhas verticais nas laterais do farol principal.

Nas laterais, a carenagem foi integrada ao tanque de combustível e, como agora ficam mais acima, o chassi fica exposto e mostra os pilares laterais do quadro. Outros componentes redesenhados incluem o quadro feito de alumínio leve, o novo formato do radiador e o braço oscilante de alta rigidez. O sistema de exaustão tem um novo caminho e agora termina embaixo da moto.

A Yamaha mexeu também no tamanho da moto. O modelo 2021 agora tem um entre-eixos levemente menor de 1,43 m (era 1,44 m), enquanto a altura em relação ao solo subiu 13 cm e o peso caiu 3,6 kg, agora pesando 189 kg.

2021 Yamaha MT-09, Detail, Headlight
2021 Yamaha MT-09, Detail, Fuel tank
2021 Yamaha MT-09, Detail, Rear wheel

O grande destaque é a motorização, modificada para atender às normas do Euro 5. Como esperado, passou de 847cc para 890cc, o que faz com que a potência suba para 117 cv a 10.000 rpm e o torque é de 9,5 kgfm a 7.000 rpm – são 2 cv e 0,6 kgfm a mais. Os três cilindros mantiveram o diâmetro de 78 mm, mas o curso está levemente mais longo com 62,1 mm. A taxa de compressão, sistema de injeção de combustível e transmissão de seis marchas não foram alteradas.

Led de roda se tornou tendências para os entusiastas automotivo para terem um novo visual, utilizando o led de roda seu passeio fica mais legal e animado, as luzes coloridas atraem a atenção de muitos espectadores. Clique aqui e saiba mais

As rodas foram substituídas, agora de 17″ com um desenho de estrela dupla. Na frente, ela está ligada a um grafo investido KYB de 41 mm ajustável e com um curso de 12,9 cm. Já a traseira usa uma suspensão monoamortecedor, também da KYB e ajustável. A frenagem fica por conta dos discos duplos de 298 mm na frente e um disco único de 245 mm na traseira, ambos com ABS.  

2021 Yamaha MT-09, Detail, Display

A linha 2021 da MT-09 ainda recebeu o acelerador eletrônico Yamaha Chip Controled Throttle (YCC-T) e com a tecnologia Accelerator Position Sensor Grip (APSG), ambos vindos da R1 mas com um ajuste específico para a naked. O ASPG detecta a posição exata do acelerador e envia os dados para o YCC-T, que controla as válvulas para focar na aceleração da moto.

De acordo com a Yamaha, é a primeira naked a usar um IMU de seis eixos, um acelerômetro que percebe a movimentação da moto em seis direções e envia as informações para o controle de tração. Ainda tem um quickshifter e um display TFT de 3,5 polegadas.

A Yamaha MT09 2021 estreia na Europa ainda neste ano, chegando a outros mercados no início do ano que vem, como nos Estados Unidos. No Brasil, a estreia deve demorar mais um pouco e, na melhor das hipóteses, deve estrear no final de 2021.

2021 Yamaha MT-09, Detail, Engine, Right
2021 Yamaha MT-09, Detail, Engine, Left

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here